Contos de Fantasmas

Contos de Fantasmas Daniel Defoe




Resenhas - Contos de Fantasmas


54 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Camirota 08/08/2020

Esperava mais, porém, para a época em que foi escrito, acredito ter impressionado algumas pessoas!
comentários(0)comente



Kit 10/07/2020

Bem fraquinho, leitura maçante e repetitiva, dos 12 contos deve salvar uns 3. Poderia tranquilamente se chamar ?Contos (chatos) de fantasmas?.
comentários(0)comente



Mandy 09/07/2020

Fantasmas não muito assustadores
Escrito por Daniel Defoe, autor do clássico Robinson Crusoé, a obra é muito datada.
Dividido em duas partes "histórias verdadeiras" e "fantasmas falsos", os casos são estranhos e um tanto tolos aos olhos contemporâneos. Vale ler pelo contexto de uma época.
Recomendo o conto "o adivinho na Feira de Bristol", que é o melhor e mais divertido da obra.
comentários(0)comente



CassiaLessa 21/06/2020

Nem tão assustador
Divido em histórias reais e fictícias, o escritor Daniel Defoe narra aventuras envolvendo espíritos e charlatões. As histórias são supostamente verídicas e todas foram contadas ao autor a partir de terceiros. O livro faz parte do box de livros de terror da editora L&PM Pocket juntamente com Drácula, Frankenstein, A Tumba e outras histórias e ainda O Médico e o Monstro.

.

A leitura é rápida, pois o livro conta com apenas doze contos. Apesar de a temática envolver fantasmas e o gênero do terror, as histórias não chegam a ser completamente assustadoras, contendo até mesmo um pouco de comédia em alguns dos contos, como ?Uma ilusão referente a um urso e um asno?, ?Os presuntos e o Quaker? e ainda o último conto do livro, ?O adivinho na Feira de Bristol?, um dos meus preferidos inclusive.

.

Pensando nas outras leituras que realizei das narrativas que vieram acompanhando Contos de Fantasmas nesse mesmo box, essa última leitura foi para relaxar e conseguir se divertir um pouco com o gênero. Daniel Defoe consegue de forma sucinta, assustadora e engraçada ao mesmo tempo, contar histórias sobre o mais variados tipos de estilos.
comentários(0)comente



Anna 21/04/2020

Cansativo
O livro é de contos de fantasmas, mas é bem pobre em assustar. Seu texto remete a tempos mais antigos de senhoria e empregados, mas mesmo tentando colocar um tom de realidade nas histórias não convence e a leitura é chata. Queria terminar logo
comentários(0)comente



Rose 26/02/2020

Razoável
Confesso que não achei muito interessante. As histórias de fantasmas são fracas. Não se comparam aos contos de terror de Poe.
comentários(0)comente



Pedro Schabarum 12/02/2020

Contos de Fantasmas
Coletânea de contos de fantasmas verdadeiros e falsos, de Daniel Defoe
comentários(0)comente



Gárgula 23/10/2019

Contos de Fantasmas, por Daniel Defoe
Cheguei a este pequeno livro enquanto passeava pela loja da Livraria Saraiva, no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. Estava naquele momento de não querer gastar muito ao mesmo tempo em que já havia decidido levar algo. Tenho de confessar que é um momento tenso, pois você precisa realmente iniciar um garimpo pela loja atrás daquele livro que você não sabe qual é! Risos.

L&PM Pocket possui vários bons livros como os que eu tinha em mente e foi exatamente pelo totem giratório deles que encontrei Contos de Fantasmas, de Daniel Defoe, com tradução de Henrique de Araújo Mesquita. Percebendo que nunca tinha lido nada dele, ou que me lembrasse já ter lido, fiz a aquisição.

Os contos na verdade vêm na forma de relatos e o livro se divide em duas partes. Na primeira, temos as Histórias Verdadeiras de Fantasmas, onde o autor garante a veracidade dos contos normalmente baseado na conduta ilibada de suas testemunhas ou, como no caso do relato descrito em A aparição da senhora Veal, onde colocava sua reputação em jogo ao se propor “ir em juízo” confirmar a veracidade. A segunda parte segue com as Fantasmas Falsos e aventuras divertidas, onde vários casos estranhos e engraçados são narrados como contraponto à primeira parte.

Estamos falando de contos que aconteceram, seja de que parte do livro forem, do primeiro terço do século XVIII. Relatos como estes permeiam o imaginário comum das pessoas da época, portanto suas ocorrências deveriam ser aterradoras. O autor ficou célebre por ter escrito Robinson Crusoé, além de outros títulos que o tornaram um dos maiores novelistas ingleses.

Contos de Fantasmas é um daqueles livrinhos pequenos, mas recheados de bons relatos. São capazes de trazer a imaginação da época para nós, do século XXI. Gosto sempre de ressaltar o quão importante é irmos nas fontes antigas e entendermos como o horror nasceu e se transformou no gênero que é hoje.

Fica a dica de um livro bom e barato para sua coleção!

Esta resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 17 de Outubro de 2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/10/17/contos-de-fantasmas-por-daniel-defoe/
comentários(0)comente



Carla 06/07/2019

Registro de uma época
Nesse livro, Daniel Dafoe eterniza "causos" ocorridos e que corriam de boca em boca na sociedade do final do século XVII. Os casos, concentrados nas aparições de pessoas já falecidas ou atribuídos a intervenções do diabo, aconteceram com pessoas que o autor julga de "alma ilibada", "firmes de espirito" e totalmente dignos de confiança.
Dafoe não faz juízo de valor sobre esses acontecidos, nem os tenta explicar. Tenta, antes, explanar o mais fidedignamente possível os relatos que obteve.
A escrita de Dafoe é bastante típica da época, floreada e cheia de detalhes sobre o estado de espírito dos protagonistas.
Vale a leitura para conhecer no que acreditavam a sociedade da época e entrar em contato de forma breve com a escrita do autor que ficou famoso com Robison Crusoé.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
vanessamf 27/11/2018minha estante
Realmente, o diálogo dos irmãos foi engraçado...a parte do adivinho da feira que já utilizava psicologia para influenciar as pessoas foi bem interessante, considerando a época do livro.


Yasmim 16/01/2019minha estante
CONCORDOOO, e eu tenho o mesmo box! Já li Frankenstein e Drácula, são muito mais legais, fica tranquila hahahahha




Priscila 29/06/2018

Terror antigo
O conto do livro que eu achei melhor foi O adivinho na feira de Bristol, pois tem um toque humorístico. Os outros contos não gostei muito, embora tenha achado o livro interessante, pois as histórias revelam a ingenuidade dos sentimentos das pessoas daquela época em relação ao sobrenatural, diferente da nossa ingenuidade atual. Constatar que avançamos um pouco no conhecimento do mundo dos "fantasmas", mas que ainda temos fascínio por essas histórias, já vale a leitura do livro.
comentários(0)comente



Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/10/2017

Histórias de fantasmas sem terror
Segundo o autor, o livro divide-se em duas partes: na primeira, narrativas de contos ditos como "reais" e, na segunda, contos de ficção. Lembra daquelas histórias de fantasmas que ouvimos dos nossos avós? O livro caminha bem por esse viés.

Não espere aqui histórias horripilantes, medonhas e sangrentas, com bastante carnificina, pois não acharás. Na segunda parte do livro, inclusive, alguns contos passam até certa dose de humor e outras reflexões de cunho moralista.

Eu gosto dessa escrita mais clássica e elaborada, com uma generosa carga de elegância que os grandes escritores nos presenteiam. Só isso já valeu a leitura.
comentários(0)comente



Ana 30/05/2017

Gosto muito de literatura setecentista, inglesa, e de Daniel Defoe, além de temas sobrenaturais. Esse livro é um excelente entretenimento, com algumas críticas ao charlatanismo em alguns casos da época, bem como valiosos conselhos em meio a muito bom-humor, tipicamente inglês.
comentários(0)comente



Lu 21/05/2017

Desapontante...
Todas as histórias são sem graça, não têm absolutamente nada de assustadoras... contos sobre casos supostamente sobrenaturais, bem leves e breves. Realmente me desapontei.
comentários(0)comente



sigma 06/11/2016

Fantasmas?
Bem, o livro em si, faz parte de uma coleção do box Terror composto por outros títulos de autores clássicos do tema. Ao tempo de hoje, a leitura dos contos contidos na obra não causam muito. A história chega a ser um pouco enfadonha e cansativa (opinião), apesar de ser um livro pequeno e leitura rápida. Li com expectativas de encontrar histórias de arrepiar, mas não obtive êxito. Por outro lado, é bom para conhecer, pelo menos, como eram contadas algumas histórias a época do autor (por volta de 300 anos atrás).
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR