Primeiro Amor (eBook)

Primeiro Amor (eBook) Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Amanda.Souza 29/02/2024

Começo a leitura por indicação de um Youtuber q acompanho. Porém, não consegui me apegar a história.
Nos últimos capítulos me interessei, mas até chegar a página 75 foi uma grande luta.
Me recusei a abandonar um livro de cem páginas e não me arrependo de ter lido, entregando não lerei novamente.

Michela Wakami 29/02/2024

Intenso
Que leitura deliciosa, uma escrita fluida, com um enredo envolvente.
O primeiro amor, vem raramente, acompanhado com a felicidade.
Geralmente ele não é correspondido e nos traz muito sofrimento.
Claro, tem aqueles nunca revelados, acho que esses são maiorias.
Mas não importa em qual o seu se encaixe, ele é inesquecível.
FSouzaPinto 29/02/2024minha estante
Entrou na minha lista infinita ??

Michela Wakami 29/02/2024minha estante
Que maravilha! ???
Nem me fale dessas listas, Flávia. A minha já perdi de vista.????

Geraldo Marçal 01/03/2024minha estante
Quero ler , tá na fila ??.

Michela Wakami 01/03/2024minha estante
Ebaaaaaaaaa! ????????

Luciano442 27/02/2024

Trágico
Uma pequena novela com um tom de tragédia digna dos grandes mestres. Temos amor, traição, suspense, morte e muitos elementos que distinguem as obras dos maiores autores de todos os tempos.

banana20 27/02/2024

Lendo o livro eu não pude deixar de relembrar do menino werther (dos sofrimentos do jovem werther), e me empatizar pelo personagem tão jovem?

Eu li sem spoiler e ao longo do livro já dava pra ter noção de como iriam suceder os acontecimentos e lamentações. Esse livro é uma graça de ler, muito querido achei, e muito rápido também (visto que são só 100 pequenas páginas).
A escrita de Turgueniev me interessou de certo modo pq ele me recorda bastante do romantismo (se eu não me engano ele também escrevia desse modo).

Lili 26/02/2024

Adorei a leitura
O autor escreve de forma bastante fluida e de forma poética, adorei suas descrições seja de lugar, ou clima, das próprias características e também defeitos de Zinaida e de outros personagens.
Foi uma delícia a leitura!
O livro eu achei puramente realista e a visão de um adolescente com o primeiro amor foi nostálgico. Quem nunca viveu um primeiro amor?
Super indico e favorito...

loren.1 25/02/2024

"Sentia uma emoção que nunca experimentara" o Primeiro Amor.
Confesso que este livro me surpreendeu profundamente. Fui cativada por uma escrita e uma história que superaram em muito as minhas expectativas.

A obra apresenta o protagonista, Vladímir Petróvitch, um jovem de dezesseis anos, proveniente de uma família conservadora, que se vê enfeitiçado por uma jovem encantadora, por quem se apaixona no que conhecemos de "à primeira vista".

É uma narrativa encantadora que retrata de forma avassaladora o despertar do primeiro amor e explora a perspectiva de alguém que se entrega a esse sentimento, sofrendo com a não reciprocidade.

Repleto de emoções intensas, o romance transmite um romantismo tão profundo que desperta sentimentos de angústia e excitação, provocando um turbilhão de emoções que chega a travar um romance entre o leitor e o autor.

Foi minha primeira incursão em um livro clássico, com uma escrita antiga pela qual me apaixonei profundamente.

Em suma, "Primeiro Amor" é uma obra magnífica, repleta de paixão, melancolia, aflição e amor juvenil. O desfecho ressalta a natureza efêmera do amor na juventude e as lições que o protagonista aprende ao longo de sua jornada emocional. Deixa uma sensação de nostalgia, transbordando sentimentos românticos.

Vale muito a pena a leitura. :)

Juliana3279 22/02/2024

Primeiro Amor
A sensação que tive ao ler este livro foi de estar tomando um café e ouvindo uma deliciosa e fervorosa fofoca. Aqui temos um jovem contando a história do seu primeiro amor e tal evento nos remete à lembrança de quão avassalador e assustador pode ser esse sentimento, que muitas vezes não é correspondido. Turguêniev retrata as nuances dessas sensações de forma fluida e com maestria. O livro é bem curtinho, mas não deixa de ser intenso e cheio de reviravoltas.

marrszs 22/02/2024

A história do primeiro amor
Escrita mt boa e fluída e o tema iniciado pelo anfitrião bastante instigante.

Confesso que todas as relações interpessoais me pareceram muito estranhas, mas especialmente a obsessão que todos tinham com Zinaida, o domínio que ela tinha sob todos e a relação do personagem principal com seu pai.

O que mais me tocou no livro foi a cegueira na qual a paixão de Zinaida colocou Vladímir, a ponto de estar disposto a fazer- como de fato fez- as loucuras todas que a agradassem.

A segunda coisa é que mesmo que ele a amasse muito e fosse capaz de tudo por ela- como era- não significa que seria amado de volta nem da mesma forma, como de fato não foi.

A realidade não se mostra tão diferente da história contada.

"Ah, Juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo- cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve..."

Julio503 16/02/2024

Primeiros (e não tão puros) amores
Domínio, controle, obsessão, paixão e inocência (principalmente a perda dela).

Esse foi o meu primeiro clássico russo, e foi uma surpresa ver um texto muito mais cristalino e acessivel do que complexo, como antes ficava presa a ideia dentro do meu imaginário.

"Primeiro Amor" te faz lembrar da sua primeira paixão, da primeira pessoa que ocupara seu coração e sentimentos no passado, e trás (pelo menos a mim trouxe) a pergunta: olhando para trás e analisando com olhos mais maduros, era tão puro e inocente assim o seu primeiro amor?

Nem todos os casos são iguais, fato, mas a relação do protagonista com a "princesinha" trás a tona toda uma gama de sentimentos de poder, controle, domínio, uso e desuso de um ser humano pelas vãs justificativas de um amor arrebatador. É um livro sobre obsessão (da parte do protagonista, Vladmir, de seu amor Zinaida, de seus companheiros, e de outros personagens que podem surpreender), sobre artimanhas e jogos dentro do amor, sobre como idealizamos o mesmo e decidimos ir até o fim (seja ele qual for) por um sentimento. E, acima de tudo, é um livro que diz que, não importa o quanto tentemos algo ou quão grande é o nosso sentimento por alguém, as vezes nada disso adianta ou é o suficiente, pois existe a chance de haver alguém a nossa frente, que toma o lugar que tanto almejamos.
marrszs 22/02/2024minha estante
muito bom!

Sena 15/02/2024

Vladímir Petróvitch na maturidade escreve a seus amigos as lembranças de seu primeiro amor aos 16 anos. Ele relembra as angústias e novas emoções nascidas de um amor não correspondido. Além disso também temos sua relação com seus pais. A sensação que fiquei é que a relação com seu pai era extremamente abusiva.

araujolivss 14/02/2024

é bom!!
O livro é muito bom, fala sobre sentimento e o plot é super legal.
Masss n foi pra mim, n fiquei surpresa demorei mt pra terminar, mas no geral vale a pena tentar.

KarolDMelo7 14/02/2024

Um livro curioso
Primeiro Amor, de Ivan Turguêniev, é uma obra que aborda de forma sensível e profunda o tema do primeiro amor na vida de um jovem. O autor consegue capturar de forma magistral os tumultos emocionais e as incertezas que permeiam essa fase da vida. No entanto, o livro peca ao apresentar uma narrativa arrastada e repleta de digressões que, por vezes, tornam a leitura cansativa.

A história gira em torno do jovem Vladimir, que se apaixona por Zinaida, uma mulher mais velha e experiente. Turguêniev explora com maestria as nuances desse sentimento, os conflitos internos de Vladimir e a complexidade das relações humanas, principalmente em uma fase de perda da inocência e aprofundamento das relações sociais.

Em suma, Primeiro Amor é uma obra que traz o inegável talento de Turguêniev em retratar as nuances do amor e das relações humanas, o que torna a leitura, apesar de seus defeitos, uma experiência enriquecedora e cheia de reviravoltas.

_cardosinho 11/02/2024

Processo do amadurecer
Apesar de ser um livro curtinho tem muita bagagem emocional. A escrita é super fluída e por conta disso se lê super rápido. O que me surpreendeu positivamente é que por ser um livro curto não esperava tanto desenvolvimento de personagem mas esse livro prova que é capaz sim e fez de uma forma muito bem feita. Gostei de várias coisas em relação a esse livro mas principalmente a forma como o protagonista enxerga toda a situação que ele passou.