O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

Let 29/05/2021

O livro que queria ter lido aos 14 anos
Foi um dos melhores romances que já li na minha vida! Me apaixonei pela édra junto com a íris! Senti várias borboletas no estômago. É o livro que eu queria ter ido quando estava descobrindo que gostava de garotas! Você realmente consegue se sentir no lugar da Íris descobrindo cada vez mais sobre a garota que gosta e se apaixonando por ela enquanto surta sobre sua sexualidade. O final foi bem diferente do que eu imaginava, mas ainda assim amei!
lialeronicastan 31/05/2021minha estante
Quem não se apaixonou na Édra?

Dose_ExtraDe_leitura 15/08/2021minha estante
Ai tô muito ansiosa pra o meu livro chegar ?? Comprei por influência toda suaaa ??

Oliivrxsqq 09/04/2024minha estante
Tem como ler por esse plataforma? Como que lê?

Mariana113 16/04/2024minha estante
Gostei de mais

Stella249 03/05/2024minha estante
Melhor livro q já li na minha vida, doida pela continuação

isabelicirino 28/11/2019

M A R A V I L H O S O
O livro conta a história de Íris Pêssego, uma menina de 17 anos que cursa o 3º ano do ensino médio.
Tudo começa quando o menino mais bonito da escola, Cadu Sena, é deixado pela sua namorada.
E por uma MENINA, ou melhor, Édra Norr.
Íris fica um tanto quando obcecada por essa história, e sobre como Camila poderia deixar o menino mais lindo mundo por uma garota.
É uma leitura perfeita, muito bem escrita, que mostra que Elaine veio para ficar. É uma fanfic do wattpad, que agora é um livro.
Tem personagens incríveis, muito bem situados e desenvolvidos. E tem Édra Norr, simplesmente a mulher mais perfeita do mundo.
Trata de muitas coisas, como o descobrimento da sexualidade, entendimento dos sentimentos, coisas que pessoas nessa fase passam, enfim, muitas coisas.
Retrata de um jeito muito doce, e real, como Íris vai se entender quando a sua sexualidade.
Muito bom, perfeito, maravilhoso.
E um aviso: quando estiver na parte de "super check", e você vai saber quando será, escute "Purple Yellow Red and Blue".
Simplesmente a melhor leitura de toda minha vida, com muita representatividade. Com certeza um livro indispensável na lista de uma girina, ou de uma bela sapa.
Paula.Alexandra 20/03/2020minha estante
Tem como ler pelo celular ?

Sabrina 20/03/2020minha estante
Outro que recomendo demais é Depois daquele Beijo

Biia 29/11/2020minha estante
Ainda não li, mas só a menção de purple yellow red and blue já me deu vontade de ler kkkk

juh 12/01/2022

laranja ultraforte ?
Para quem acompanha meus posts, vocês sabem que eu to numa tremenda ressaca literária já tem um mês. Comecei diversos livros e não consegui acabar nenhum. Até esse.

Demorei mais que o normal para acabar? sim, mas pelo menos acabei!!

?O Amor Não é Óbvio? é uma história que aborda a descoberta sobre a sexualidade da protagonista no contexto do 3° ano do Ensino Médio. Um ano de mudança, confusão, dúvida e curiosidade. Um ano que mexeu com toda a vida de Íris Pêssego e a causa de tudo isso é uma garota chamada Édra Norr ? para íntimos: minha namorada???.

Gostei muito desse livro por diversos motivos, e um deles foi a perspectiva da Íris. Adorei seus comentários e é impressionante como também acabamos nos apaixonando por Édra norr. Outra coisa muito boa é que existem diversos cenários e personagens envolvidos na trama. A criatividade pros nomes foi incrível.

Gostei ainda mais como ela retratou a representatividade; foi tudo tão leve e real, simplesmente perfeito. Achei a história realista, nada muito "fugindo da realidade". Outra coisa que para mim fez o livro ser incrivelmente melhor foram as críticas socias. Além da crítica à homofobia, teve a crítica ao Ensino médio, sociedade escolar que foi muito boa e é algo que todos os estudantes conseguem claramente se identificar.

A descoberta da Íris é um dos grandes pontos principais desse livro, pois pode ajudar a entender diversos sentimentos que quem está lendo pode se identificar. Não é algo fácil ou algo que é da noite para o dia. A autodescoberta é algo diferente para cada um e tem o seu tempo. Tenho certeza que para garotas que gostam de garotas esse livro deve ter um certo peso e com razão.

Além do que já citei, uma coisa que eu também não esperava: é que achei o livro imprevisível e isso ajudou muito na leitura. Aconteciam tantas reviravoltas, achei isso muito interessante. Ocorreram coisas no final que eu nem acreditei que eram possíveis.

Amo que em alguns livros tem partes que são informais, para mim só deixam a leitura mais estimulante, nós nos sentimos mais íntimos dos personagens. E foi assim que me senti lendo esse livro, me senti dando zigzag nas ruas de São Patrique.

Uma coisa boa do livro ser grande foi ter tantas cenas diferentes. Cada uma ajuda no rumo da história e no apego aos personagens. Você surta, passa raiva, chora, ri, entra em desespero, etc. Ela foi impecável conciliando tantos acontecimentos e pensamentos na história de um jeito muito envolvente.

Os personagens são incríveis, amei a personalidade de cada um. Mas, admito que tiveram momentos em que passei por conflitos com alguns KAKAKA. E acho que, em algumas situações, poderiam ter se resolvido facilmente se não fosse a imaturidade por parte deles (mas vamos levar em conta que são adolescentes neh). Resumindo: passei um pouco de raiva.

E, infelizmente, teve algo que eu achei bastante problemático ? na verdade, quando estava lendo até fiquei desconfortável ?, a romantização do stalker. Isso pode até passar batido, mas foi algo que me pegou.

Algo que não considero um ponto negativo, mas fiquei um pouco confusa lendo foi a visão americanizada da vida deles, sendo que o livro se passa no Brasil??

Acho um livro relativamente grande (400 páginas praticamente) e cheio de detalhes que muitas vezes acabam atrapalhando a leitura, mas também completam perfeitamente a história. Tiveram momentos em que achei bastante enrolado, parecia que quando finalmente íamos dar um passo no desenvolver da história voltava tudo pro início. Teve hora que tive que parar a leitura de tão repetitivo que estava. Porém, gostei do desenvolvimento da Íris (aconteceu no final final, mas pelo menos aconteceu). Gostei dela finalmente conseguir ser verdadeira consigo mesma e sair da sua zona de conforto. Só acho que o livro teria sido melhor na questão de desenvolvimento se tudo que aconteceu no final acontecesse um pouco antes.

Também achei que tiveram alguns pontos falhos na leitura. Ideias que foram jogadas no meio da história, mas foram completamente esquecidas ao decorrer. Nem foram explicadas ou continuadas?.

Se você for ler pensando que vai ter muitos momentos de casal, já vou avisando que Amor Não é Óbvio não é esse tipo de livro. O desenvolvimento do casal em si demora e admito que foi um pouco decepcionante.

O final pode ser considerado ?ruim? para alguns, mas eu achei perfeito para o amadurecimento da íris. Como a autora mesmo disse: ?Nem sempre as coisas saem como planejamos. E tá tudo bem nisso. Algumas coisas na vida vêm para nos surpreender, para nos ensinar e até mesmo para deixar algo marcado dentro de nós para sempre."

Enfim, foi isso, levando tanto os pontos positivos como os negativos que, infelizmente, acabaram pesando bastante para dar a minha nota. Fiquei muito em dúvida sobre, mas a nota que eu dou é 3,5.

Não considero uma nota ruim e inclusive recomendo o livro, mas eu tenho que analisar tudo, neh??

"Você pode decidir pelo amor. Escolher o amor. Mas não dá pra fazer isso por duas pessoas. É pesado demais. O único amor que a gente pode carregar sozinha por pura responsabilidade nossa é o amor-próprio. Eesse precisa ficar quando todo mundo se for"
Kaylane144 12/01/2022minha estante
estou lendo esse exatamente agora e estou surtando

elô 12/01/2022minha estante
esse livro é simplesmente perfeito.

Má :) 12/01/2022minha estante
gosto muito desse livro, mas ele tem uma grande romantização do stalker, concordo com você! :)

kissy 12/01/2022minha estante
q resenha boa!

juh 12/01/2022minha estante
@kissy obrigada:)

labbacchio 12/01/2022minha estante
li a resenha antes de todos pq sou melhor bjs ((inclusive mto bem linda ta arrasando nas resenhas

juh 12/01/2022minha estante
@labbacchio ?????????

iza 15/01/2022

Esse livro me colocou em ressaca literária!
Este livro é de longe o meu favorito, superou todas as minhas expectativas (e olha que no momento que eu comprei, as expectativas já eram altas). Tem uma leitura super rápida, o jeito que eu me prendi às páginas dele é algo diferenciado, nunca li nada que fizesse eu me sentir do jeito que esse livro fez. Com certeza, ainda esse ano, vou ler ele novamente, o típico livro que eu nunca vou enjoar hahaha.
O final me fez querer mais, o dia que tiver o vol. 2 eu posso dizer que venci na vida. As últimas páginas me fizeram surtar, quando vi para quem realmente era aquela carta eu fui a delírio.
Eu sinto que devo acrescentar a minha paixão por Édra Norr, que mulher meus amigos, que mulher. Não desmerecendo Íris, que passou por momentos delicados de descoberta. Até mesmo porquê eu me identifico com ela, mas me apaixonei por Édra haha.
Irei indicar ele para todo mundo, sinto que todos devem conhecer o trabalho esplêndido de Elayne Baeta.

saritalesbian 07/01/2024

O amor não é óbvio
Meu livro favorito da vidaaa!! Ele é sensacional, chorei, ri, boiolei, é simplesmente maravilhoso ??? eu li quando eu tava me descobrindo e esse livro me ajudou dmss, obgda elay por ter escrito essa perfeição!! ??
Isabella 07/01/2024minha estante
elayne baeta tem o total de 0 defeitos!!!

bibia 30/08/2021

Maravilhoso. No início parecia um clichê super normal, a menina esquecida apaixonada pelo menino popular. No meio do livro apareceram uns trinta plots completamente diferentes e umas reviravoltas incríveis.
Eu simplesmente amei o jeito que a primeira frase tem ligação com o final, que esse amor por novelinhas bobas no final tem um significado.
A personagem principal é um amor, e o melhor de tudo: real. Ela erra (pra caramba), chora, berra, grita, e, realmente, é uma menina de dezessete anos vivendo a vida escolar dela.
Não vou favoritar, porque, (para mim) não foi algo perfeito, mas eu garanto que quem ler vai gostar muito! Além de que o humor dos personagem é algo incrível!!
Tw: homofobia

Marianamv 07/03/2022

Mano eu achei muito incrível, foi o meu primeiro livro de girl love.
Eu amei os personagens e tudo nessa história, e me identifiquei muito com a personagem principal, eu chorei, ri, fiquei brava junto com ela.
Annesurtos 07/03/2022minha estante
Mano eu amei.

Rapha Rodrigues 26/01/2023

O amor não é obvio
Que livro, mano simplesmente perfeito,o meu favorito com certeza, além das ilustrações serem magníficas,a história é muito boa e é algo que te prende e é quase impossível não se envolver tanto ao ponto de sentir as emoções como se estivesse vivendo aquilo,extremamente perfeito cada detalhe desse livro,retrata muito sobre o autoconhecimento e me senti muito acolhida ao ler ele
Edra Norr eu te amooo

Lauraa Machado 23/06/2020

Abandonei na página 70
Desde que aprendi a ler, só abandonei três livros na vida, mas esse vai TER que ser o quarto. A narrativa é muito truncada, arrastada e mal revisada. É tanta repetição, divagação e informação inútil, que eu estava começando a ficar com raiva. Parece que não passou por um editor. Além disso, o senso de humor tá forçado demais e a protagonista é insuportável! Não aguento mais e não cheguei nem na página cem!

Realmente acho que a premissa da história é ótima e estava bem interessada, mas não dá para ler um romance inteiro pela premissa quando a escrita está tão difícil já no começo. O enredo também não sai do lugar e nada até agora foi interessante, só queria que tudo acabasse logo. Não é muito difícil fazer a narrativa de um YA ser fluida e divertida, o problema costuma ser falta de complexidade. Nesse daqui, nada flui, tudo parece ter sido escrito por impulso e sem sentido, mas não tem muita complexidade também. Falta leveza e desenvoltura em toda frase. Precisei de uma semana para chegar na página setenta com muito esforço (normalmente, eu já teria lido uns três livros nesse tempo).

Outro problema dele é uma mistura constante dos tempos verbais. Fiquei confusa, sem saber se estava acontecendo na hora ou não. Pelo amor de deus, qualquer preparador consegue resolver isso! Ou devia, pelo menos, como devia ter corrigido as milhares de frases que começam com E!

Talvez algum dia eu volte para ele, até deixei o marcador dentro e anotei no meu caderno de resumos tudo que aconteceu até então para não ter que reler do começo. Mas essa definitivamente foi uma leitura decepcionante. Eu esperava bem mais de um livro da Galera, ainda mais considerando que eles tinham a chance de sentar e trabalhar em cima da história com a autora, o que claramente não fizeram.
Kelli ( kell_msa) 23/06/2020minha estante
Eu nem li esse livro, mas só pela sua resenha, até eu esperava mais dele kkkkkkk

Carous 24/06/2020minha estante
Chocada em Cristo que você abandonou um livro. A gente morre e não vê tudo realmente rs

Sobre a resenha, poxa, que chato! Quando você pegou o livro pra ler, eu realmente cogitei colocar na minha wishlist, mas agora... deixa pra lá. É horrível pegar um livro e cogitar se ele foi revisado.

Ana 24/06/2020minha estante
Bom saber que não estou sozinha!! Vi todo mundo amando e fui ler esperando amar também, mas sofri com esse livro. Não gostei da escrita, a obsessão e a hipocrisia da Íris é horrível... achei tudo bem fraco e pouco desenvolvido.

Samilly4 17/07/2023

Essa leitura foi simplesmente perfeita, me conectei tanto com as personagens e acho que nunca me identifiquei tanto com uma em especial.
Não sei como não conheci Elayne Baeta antes, simplesmente genial e perfeita, aqui vai o meu muito obrigada especial a ela. Estou muito ansiosa para os lançamentos futuros.

Cerry35 05/07/2021

Teria sido 5, mas teve TANTAS referências estadunidenses...
"Apesar disso tudo, não acho justo comigo que eu só tinha descoberto a minha sexualidade no fim do terceiro ano. Se alguma coisa tivesse me dado qualquer pista antes, eu poderia pelo menos ter sido apresentada a escolhas diferentes de "ser uma garota hétero perfeita". Só que tudo me empurrou apenas para isso. Todos os meus livros preferidos, as princesas de que eu mais gosto, os filmes, os desenhos animados, os bonecos musculosos desenvolvidos para serem namorados das minhas bonecas Sally, as letras das minhas músicas preferidas e, é claro, absolutamente todas as minhas novelas. O mundo só havia me ensinado como ser hétero. Precisei de Édra Norr para saber que podia sentir algo diferente do Óbvio e me conhecer de verdade."

maria 17/09/2020

O Amor Não É Óbvio - Elayne Baeta
Íris Pêssego tem 17 anos e, desde a oitava série, é apaixonada por Cadu Sena, que namorava Camila Dourado. No entanto, eles terminaram e Camila o trocou por uma garota, Édra Norr. Íris fica feliz, pois seu caminho está livre, mas também fica intrigada, e decide fazer um experimento científico para descobrir o porquê de Cadu ter sido trocado por uma garota. Então, montada em sua bicicleta, a yellow, ela resolve começar a seguir Édra e descobrir um pouco mais sobre ela. E, aos poucos, percebe que está gostando da garota. Quando sua chance aparece e Cadu Sena a convida para sair, ela só consegue prestar atenção em Édra Norr jogando sinuca.
- [...] Ninguém aqui é um alienígena por causa de um beijo na boca num corpo parecido.
Página 365
- Todo o sistema do mundo, todo esse Ensino Médio e todas as pessoas aqui são uma farsa. Nós somos cópias de cópias de cópias. Quantos de nós vamos precisar fazer o mesmo que os nossos pais? Quantas de nós estamos reproduzindo todas as atitudes das nossas mães, para preencher suas expectativas? E sobre nós mesmos? Onde está a parte onde escolhemos nossos próprios caminhos e nossas próprias personalidades? Quantos de nós temos o nosso jeito brilhante de ser resumido a nada, só porque esse jeito brilhante brilha de forma diferente? Se queremos coisas diferentes, se sonhamos diferente, se temos um corte de cabelo diferente ou se vamos às nossas próprias formaturas da forma que queremos nos vestir, somos apedrejados por todos vocês. Não podemos ser nada além de cópias, porque, quando nos apropriamos de quem realmente somos, nós incomodamos demais. E somos a nova piada. Todos os dedos se esticam para nós!
Páginas 369/370

Lenas 06/09/2020

Seria meu sonho que um livro desse existisse quando comecei minha vida de leitora.

Assim como a personagem principal, o mundo só me ensinou a ser hétero e caraca... passei minha adolescência inteira achando que não tinha outra opção além da heterossexualidade. Fico feliz que esse livro exista para as próximas gerações.

Ficarei aqui apenas me iludindo pensando numa continuação.

gaspar 16/07/2022

laranja ultraforte
eu amei!!!! eu sinto que se eu tivesse lido esse livro quando eu estava me descobrindo a minha nota seria muito maior.
esse livro é lindo, porém, teve algumas - pequenas - coisas que me incomodaram. mas nada que mudasse minha opinião sobre o livro.
muito obrigada por isso, elay!!! recomendo muito. queria sentir o cheiro da édra :(
°Veh° 16/07/2022minha estante
Acho que todos nós queríamos sentir kkkkkk

pysche 19/11/2022

eu gostei muito da escrita, mas os estereótipos horríveis que passam na obra foram o principal motivo das poucas estrelas