O que é o Virtual?

O que é o Virtual? Pierre Lévy


Compartilhe


O que é o Virtual? (Coleção TRANS)





Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, "virtual" não é antônimo de "real" e muito menos sinônimo de "imaginário". Lévy explica o conceito sob aspectos filosóficos e antropológicos, além de reivindicar para o movimento atual de virtualização (em discussão principalmente devido ao fenômeno "Internet") uma visão menos catastrófica e mais otimista: "Cessemos de diabolizar o virtual (como se fosse o contrário do real!)"

Lévy mostra as diversas virtualizações que fizeram o "humano": a linguagem ("virtualização do presente"), a técnica ("virtualização da ação"), o contrato ("virtualização da violência"). O livro aborda mais profundamente outras virtualizações, tais como a virtualização do corpo, do texto e da economia. Dedica mais de um capítulo a virtualização da inteligência - tanto a inteligência coletiva quanto a pessoal e de como a virtualização predispõe a maneira de pensar do indivíduo e dos grupos .

Sem ser um texto "pesado", apesar de encerrar um estudo sério, muitas vezes difícil de ser acompanhado em algumas passagens, o livro é um ótimo presente para quem está interessado em brindar-se com aspectos teóricos sobre o que está ocorrendo no mundo atual sob a denominação genérica de "virtual".

Informática e Tecnologia

Edições (1)

ver mais
O que é o Virtual?

Similares

(11) ver mais
A Inteligencia Coletiva
redes socias na internet
Interações em Rede
Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem

Resenhas para O que é o Virtual? (5)

ver mais
Resenha Filosófica do livro "O Que É O Virtual?", de Pierre Lévy
on 12/6/18


Fiz resenha EM VÍDEO para os interessados que queiram se aprofundar com qualidade, basta acessar pelo seguinte link (no YouTube): https://youtu.be/-_NC44DG4vQ Um livro que certamente ultrapassa nosso senso-comum sobre a virtualidade, indo além dos aspectos informáticos e digitais que nos fazem separar, com certa facilidade, o mundo real do virtual. Antes, mostra Lévy ao longo de 150 páginas, é a virtualidade a base mesma do real, ao menos para os seres humanos. Nossa espécie está pe... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam3
Avaliações 3.9 / 191
5
ranking 28
28%
4
ranking 41
41%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
27/02/2009 09:18:31
Stella.Oliveira
editou em:
10/02/2021 13:39:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR