Histórias Nefastas

Histórias Nefastas Paulo Soriano


Compartilhe


Histórias Nefastas





Após anos militando no site Contos Grotescos, Paulo Soriano monta seu primeiro livro de contos, em que, da parte alta de Salvador, Bahia, ele mira o outro lado do Atlântico em busca das raízes européias do horror.



O que encontra é a tradição do conto gótico e sua arte atmosférica. Soriano deixa claro que conhece em profundidade essa tradição e que possui os recursos literários – descritivos e lexicais – para emular seus efeitos. No gótico, o mundo exterior, seja como construções ou corpos humanos, espelha a decadência moral dos personagens. É exatamente o que vemos no elenco de homúnculos, deformados, anões, fantasmas, lobisomens, vampiros, alquimistas, alienígenas, cientistas loucos, envenenadores e sombras de vida própria.



O livro é organizado cronologicamente – as primeiras histórias têm estilo e ambientação típicos do conto gótico, as últimas vão se modernizando e variando cenários, sem perder o vínculo com a atmosfera pesada dessa tradição.



Histórias Nefastas é como uma mansão antiga com novos recintos anexados ao longo dos anos: mais cantos sombrios e assustadores, onde se percebe as presenças fantasmagóricas de Emilly Brontë, E. T. A. Hoffmann, Edgar Allan Pöe e H. P. Lovecraft. Venha passar uma temporada aterradora nela, da qual não se esquecerá tão cedo.



Roberto de Sousa Causo




Edições (1)

ver mais
Histórias Nefastas

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 0
0%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Tânia Souza
cadastrou em:
05/01/2009 00:40:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR