Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis
Nélida Piñon
Autran Dourado
Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


Missa do Galo


Variações Sobre o Mesmo Tema




Em Missa do Galo: Variações sobre o mesmo tema, um dos mais célebres contos de Machado de Assis é recontado por seis grandes escritores brasileiros: Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Osman Lins.

O conto original é o relato de um rapaz que, retomando um momento do passado, tenta compreender o que se passou, na rapidez cronológica de pouco mais de uma hora, entre ele, então com dezesseis anos, e Conceição, já na casa dos trinta.

Nas releituras, os seis autores jogam com o tempo e o espaço, além de dividirem os pontos de vista. Julieta de Godoy privilegia simpaticamente a figura de Conceição; Osman Lins mantém a estrutura apoiada em Nogueira, o rapaz; Nélida Piñon centra-se em Meneses, o marido; Antonio Callado volta-se a dona Inácia, a sogra; Autran Dourado amplia traços configuradores de Conceição; e Lygia Fagundes Telles, por sua vez, destaca a mobilização dos sentimentos.

Edições (3)

ver mais
Missa do Galo
Missa do Galo
Missa do Galo ((Páginas Recolhidas)

Similares

(8) ver mais
11 de Allan Poe
7 de Allan Poe
A escolha de mestre
Uns e Outros: Contos Espelhados

Resenhas para Missa do Galo (119)

ver mais
on 21/8/13


A missa do galo relata a história de uma família pacata, que tem sua rotina mudada devido um período de hospedagem de um adolescente primo do chefe da casa. O chefe da família homem respeitado, dorme toda semana fora com a autorização de sua esposa que aceita pacientemente, e a sogra não aceita o atitude do genro mas não afronta -o. A história é um relato da conversa do adolescente com a dona da casa enquanto, esperava a hora de ir a missa do galo. Os autores recontam o conto, a partir... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam6
Avaliações 3.7 / 440
5
ranking 30
30%
4
ranking 27
27%
3
ranking 32
32%
2
ranking 7
7%
1
ranking 4
4%

21%

79%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR