Poesia e Poetas do Amazonas

Poesia e Poetas do Amazonas Tenório Telles


Compartilhe


Poesia e Poetas do Amazonas





A poesia que se produz no Amazonas, como se percebe nesta antologia, reflete os caminhos percorridos pela Literatura Brasileira. Poesia e Poetas do Amazonas é um painel ilustrativo da produção de nossos autores, desde os primeiros registros de Henrique João Wilkens, com seu poema épico a Muhuraida, de 1785, a Efraim Amazonas, com Estação dos espelhos, publicado em 2002. Cinquenta e três poetas significativos da história da nossa literatura estão representados por uma seleção de textos e o registro de suas obras.

Foram selecionados os poemas que conquistaram o reconhecimento da crítica e se firmam no gosto popular, como “Encontro das águas”, de Quintino Cunha, “Rio Negro”, de Paulino de Brito, “Noturno do bairro dos Tocos”, de Luiz Bacellar, e “Estatutos do homem”, de Thiago Mello. Estão representados os textos que, segundo os organizadores, possuem qualidade estética ou importância histórica capaz de assegurar a permanência de seus autores no cânone literário do Amazonas.

O livro se estrutura como uma viagem através do tempo, em que o leitor tem diante de si um amplo painel de nossas letras, expressivo do que se produziu no passado e do que se produz na atualidade em matéria de poesia. O critério de apresentação dos autores é cronológico, possibilitando uma visão evolutiva da arte do verso no Amazonas. O trabalho é enriquecido por um perfil biográfico de cada autor, o que ajuda o leitor a ter um melhor entendimento do contexto histórico em que o mesmo se insere.

Além do valor histórico, este trabalho se afirma pelo seu significado estético, expressivo da sensibilidade e da força poética dos autores representados. Poesias e poetas do Amazonas têm o mérito especial de trazer ao público uma coletânea de poemas, ilustrativa das mais variadas tendências e matizes da lírica regional. Nessa viagem mágica, como não se emocionar com os versos de Jonas da Silva, Violeta Branca, L. Ruas, Astrid Cabral, Farias de Carvalho, Zemaria Pinto...

Tenório Telles e Marcos Frederico prestam, com este livro, uma importante contribuição à memória literária do Amazonas. Trata-se de um trabalho de leitura obrigatória por parte dos estudiosos das manifestações culturais da Amazônia e especialmente daqueles que amam a literatura.

Isaac Maciel, cronista, livreiro e editor

Edições (1)

ver mais
Poesia e Poetas do Amazonas

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Luiz__Guilherme
cadastrou em:
10/08/2010 21:11:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR