Vintém de cobre

Vintém de cobre Cora Coralina


Compartilhe


Vintém de cobre





Em Cora Coralina estão as raízes de todos nós. Sua poesia constrói-se na tradição que vem dos tempos passados em busca da afirmação futura. Seu "Vintém de cobre" é ouro.



"Vintém de cobre - Meias confissões de Aninha" ficou entre os cinco primeiros classificados no concurso "O livro do ano", um dos maiores prêmios literários do Brasil, iniciativa do Museu de Literatura de São Paulo, órgão filiado ao Departamento de Museus e Arquivos (DEMA) da Secretaria de Estado da Cultura.



Cora Coralina foi escolhida "A intelectual do ano de 1983", Troféu Juca Pato, promoção da União Brasileira de Escritores e Folha de São Paulo.



::::::::::::::::::::::::::::::::::



CARTA DE DRUMMOND



Rio de Janeiro, 7 de outubro, 1983



Minha querida amiga Cora Coralina,



Seu "Vintém de cobre" é, para mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não se pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia (...).

Não lhe escrevi antes, agradecendo a dádiva, porque andei malacafento e me submeti a uma cirurgia. Mas agora, já recuperado, estou em condições de dizer, com alegria justa: obrigado, minha amiga! Obrigado, também, pelas lindas, tocantes palavras que escreveu para mim e que guardarei na memória do coração.

O beijo e carinho do seu



Drummond



::::::::::::::::::::::::::::::::::::







Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (4)

ver mais
Vintém de cobre
Vintém de cobre
Vintém de cobre
Vintém de cobre

Similares

(3) ver mais
Meu livro de cordel
Poesia Na Alma
Os Tons da Alma

Resenhas para Vintém de cobre (43)

ver mais
Conhecendo Aninha
on 12/4/13


Não conhecia Cora Coralina. Quando comecei a usar a internet sempre encontrava poemas doces e muito cativantes assinado por ela, foi aí que resolvi conhecer a obra. Este é o primeiro livro que li, comecei no dia 03/04/2013 e terminei hoje dia 12/04/2013. Aleatoriamente são lindas, mas comparando uma com as outras dá pra compreender a vida da Aninha. Sempre fala muito da infância e de Goiais. Fiquei muito curiosa para conhecer a tão citada (casa da ponte). Espero um dia poder conhecer... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam1
Avaliações 4.1 / 139
5
ranking 42
42%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

26%

74%

Demas
cadastrou em:
19/03/2009 10:03:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR