O diário de Guantánamo

O diário de Guantánamo Mohamedou Ould Slahi


Compartilhe


O diário de Guantánamo





O primeiro relato feito de dentro de Guantánamo retrata o clima de terror e paranoia que ameaça a democracia contemporânea.

Desde 2002, Mohamedou Slahi está preso no campo de detenção da Baía de Guantánamo, em Cuba. No entanto, os Estados Unidos nunca o acusaram formalmente de um crime. Um juiz federal ordenou sua libertação em março de 2010, mas o governo americano resistiu à decisão e não há perspectiva de libertá-lo. Três anos depois de sua prisão, Slahi deu início a um diário em que conta sua vida antes de desaparecer sob a custódia americana, o processo interminável de interrogatório e seu cotidiano como prisioneiro em Guantánamo. Seu diário não é apenas um registro vívido de um erro da Justiça, mas um livro de memórias denso, multifacetado, aterrorizante, sombrio e autoirônico.

"Um relato extraordinário de rendição, confinamento e tortura que revela a radicalização da estratégia militar norte-americana."
The Guardian

"Todo mundo deveria ler O diário de Guantánamo. Slahi não humaniza apenas a si mesmo. Humaniza também seus guardas e interrogadores: ele os apresenta como indivíduos complexos que sabem a diferença entre bem e crueldade, certo e errado."
The New Yorker

"O pedido de Slahi por simples justiça deveria ser nosso chamado à ação. Porque o que está em jogo nesse caso não é apenas o destino de um homem que conseguiu, contra todas as probabilidades, contar sua história, mas também o futuro da democracia."
Glenn Greenwald

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
O diário de Guantánamo

Similares

(6) ver mais
Guerra Secreta
Rio de Janeiro
Na Pele de Uma Jihadista
As barbas do Imperador

Resenhas para O diário de Guantánamo (7)

ver mais
Que Alá tenha pena de nós

Mohamedou, um homem mulçumano, sequestrado e preso em seu país, Mauritânia, suspeito de envolvimento com o 11 de setembro, conta sua história. Alvo de toda fúria norte-americana que tratou, após esse atentado, todo muçulmano como suspeito. De casa para Jordânia, dali para Afeganistão e, finalmente, Guantanamo em Cuba. Um história de terror! Na luta contra o terror vale tudo, mesmo q vc seja inocente. Ali a máxima é invertida: todos são culpados até prova em contrário. Com vários cortes... leia mais

Vídeos O diário de Guantánamo (1)

ver mais
QUAL O PRÓXIMO PAÍS QUE VAMOS LER? | Nossas próximas leituras coletivas pelo mundo

QUAL O PRÓXIMO PAÍS QUE VAMOS LER? | Nossas p


Estatísticas

Desejam66
Trocam2
Avaliações 4.2 / 64
5
ranking 42
42%
4
ranking 44
44%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Yasmin
cadastrou em:
13/05/2015 16:00:22
Jenifer
editou em:
09/08/2021 23:14:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR