O Iluminismo como negócio

O Iluminismo como negócio Robert Darnton


Compartilhe


O Iluminismo como negócio


História da publicação da Enciclopédia




Em 1777, a filosofia estava na moda.
A transformação da filosofia em moda foi decorrência do longo processo de edição - nem sempre elegante, nem sempre desinteressado - da Enciclopédia de Diderot e d'Alembert.
Edições piratas, alterações de texto efetuadas por editores ou revisores, contrafações, traições, contrabando, propaganda mentirosa, utilização de privilégios - eis alguns dos ingredientes da história.
Por tudo isso, a Enciclopédia vista por Robert Darnton não é apenas um projeto coletivo de intelectuais corajosos, mas também o retrato vivo do mundo dos negócios no início dos tempos modernos: um mundo em que o combate entre os editores era de vida ou morte, um mundo onde se percebe com nitidez o comprometimento dos trabalhadores envolvidos na produção da obra, a habilidade dos que se encarregaram de difundi-la, a atividade dos viajantes comerciais, as dificuldades dos livreiros - e as metas e ideais de seus leitores.

Edições (1)

ver mais
O Iluminismo como negócio

Similares

(41) ver mais
Best-Sellers Proibidos da França pré-revolucionária
O Diabo na Água Benta
O Grande Massacre de Gatos
Revolução impressa

Resenhas para O Iluminismo como negócio (0)

ver mais
on 7/1/24


Na Idade Moderna o Iluminismo filosófico foi transformado em moda entre a elite europeia, primeiro na França e depois em outros países. A enciclopédia virou artigo de luxo. É interessante ver como a ciência e sociedade se misturavam nesse período.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam2
Avaliações 3.8 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Diniz
cadastrou em:
10/03/2013 15:07:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR