Arlindo

Arlindo




Resenhas - Arlindo


2636 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Let 25/01/2022

Uma HQ linda sobre não estar sozinho
Chorei lendo essa HQ. Os traços são lindos e as mensagens sobre ?você não está sozinho, mesmo quando parece estar? e ?eu não estou errado em existir, mesmo que as pessoas me odeiem por quem eu sou?. Fala muito sobre conflitos familiares e homofobia. Tudo que eu queria ter lido aos 14 anos quando estava me entendendo LGBT, com medo de decepcionar quem eu amava.

O Arlindo e a Lis ganharam meu coração ?? recomendo muito para todo adolescente (e adultos também) que estão se descobrindo e passando pelo período de autoaceitação.
GABRIELA3624 26/01/2024minha estante
Muito bom achei ótimo é rapidinho e emocionante recomendo muito




rfalessandra 09/07/2023

É uma história divertida mas que tem uma realidade dentro de si e que trata alguns assuntos delicados de forma leve e divertida.
É um livro brasileiro, que retrata muito bem nossa cultura, costumes, falas, é bem desenhado e todo colorido! Uma preciosidade.
É uma leitura rápida, TODOS DEVERIAM LER ARLINDO!
Vanessa.Castilhos 09/07/2023minha estante
?


Izamara Ferreira 09/07/2023minha estante
Não conhecia? Agora já quero ler?




Ize 14/04/2021

Aumente o volume do rádio, e me escuta pelo coração!
Acho que a primeira coisa que podemos falar sobre Arlindo é como a comic cumpre o que promete do início ao fim: te faz se sentir menos só.
Cheio de referências diretas dos anos 2000 e uma boa pincelada de letras da Sandy&Júnior que você deixou esquecida no seu mp3, Arlindo é uma história cheia de pequenas preciosidades, porém, de grandes momentos. A delicadeza dos detalhes nas ilustrações que enchem os olhos do leitor de nostalgia, também é a mesma delicadeza com a qual a autora tratou os sentimentos dos personagens. Os diálogos, as cenas, a sequência inteira qual a história vai se desenvolvendo, tudo isso soma para uma sensação de aconchego que apenas histórias como Arlindo conseguem proporcionar.
Por vezes, me peguei lembrando do meu ensino médio. Peguei me pensando em como me sentia próxima dos sentimentos dos personagens, e de como isso ficou tão intenso na comic (ressaltada também pelas cores em neon, que deram todo o toque da história). Foi intenso o suficiente, inclusive, que quando eu acabei o livro tive uma vontade imensa de abraçá-lo. São tantas memórias boas, tantos sabores: doces, apimentados, amargos, suaves... São tantas informações visuais, em cada palavra, cada carinho que essa história tão preciosamente deixou em suas páginas, que terminei o livro tomando ela como minha.
E acredito que isso é a coisa mais incrível que uma leitura pode te proporcionar: tamanha identificação, que você sente na pele cada arco, cada mudança de rota, cada lágrima que ali foi derramada.
Arlindo é uma história sobre auto conhecimento, sobre amor, e acima de tudo, o amor que a gente aceita e sabe que merece. Foi uma verdade experiência ler essa comic completa, nas minhas mãos, abraçando como a preciosidade que ela é. Foi importante, também, para te lembrar que a gente se tem. E nunca está só.
Bia 02/05/2021minha estante
Lindíssima, falou tudo!




RenanDuarte 06/08/2023

Lindo, ar?
Passou uma semana que eu li esse quadrinho e ele continua aqui comigo, e eu ainda sem muitas palavras pra falar do que ele fez comigo, os lugares da infância, pré-adolescência e adolescência lgbtqiapn e brasileiras (com toques de criação/herança nordestina) que ele representou com tanta perspicácia, delicadeza, beleza.. inclusive nas dores e delícias.
Sem ar.
Mas todos deviam ler.
Elói 29/08/2023minha estante
A autora divulgou uns extras pros apoiadores, mas ainda não li


RenanDuarte 30/08/2023minha estante
Ah que bacana, apoiadores da campanha do livro ou ela tem um apoia-se dela com outros trabalhos?


Elói 30/08/2023minha estante
Da campanha do livro!




junirou 29/08/2023

Arlindo.
Eu tô apaixonado por esse personagem. Que coisa mais linda, que coisa linda. Sério, eu tava no ônibus e quase chorei, ai eu parei de ler, quando cheguei na escola e peguei pra ler de novo não consegui não chorar. É muito louco o quanto alguns assuntos específicos mexem com a gente.

Recomendo muito essa obra de arte! Arlindo é muito LINDO!
comentários(0)comente



ataines 03/01/2024

Que história mais linda e maravilhosa, os traços são lindos tambem, gostei bastante, uma boa forma de começar o ano.
Brunaa_51 03/01/2024minha estante
Eu ganhei esse livro de natal da minha tia ano passado e eu realmente me apaixonei nesse livro,achei injusto numas partes e literalmente chorei de alegrias em outra kkkkk




Lucas_Callisto 05/06/2023

Para satisfação e valorização dos nacionais.
Foi certeiro em mim. Adorei a arte, amei a utilização das canções brasileiras para o gosto pessoal do Arlindo e dos outros personagens, uma perfeição os diálogos com UM MONTÃO de expressões e gírias que usamos no norte e nordeste ? me senti em casa e me conectou MUITO com a história, tanto que não sei nem explicar.

É um orgulho ter esse quadrinho como nacional! A arte dele é muito bonita e fofa, os diálogos são muito bons e a problemática é a típica adolescente, mas que não enjoo nunca. Os personagens são todos cativantes ? com exceção dos que não são para ser, e vão agradar todos os fãs de Heartstopper com certeza.

Os personagens secundários também tiveram seu foco apesar do protagonismo do Arlindo, e ele oferece uma identificação que faz pulsar os sentimentos de todos eles rapidamente em você. É uma HQ que te acolhe e te prende fazendo você querer terminá-la o mais depressa possível.
Bruno Gordiano 08/06/2023minha estante
Quero ler ele, é muito bem avaliado por aqui.


Lucas_Callisto 08/06/2023minha estante
vale super a pena!




annacsfraccaro 05/04/2023

Tá tudo bem, e quando não tá, é porque ainda vai ficar ??
Eu estou encantada com esse livro, que história linda e tocante, fiquei totalmente apaixonada.
Há várias referências dos anos 2000, como MSN, orkut, várias referências de músicas (Pitty e Sandy & Junior).
Não sei nem o que dizer sobre esse livro, só que ele é perfeito e fiquei apaixonada por tudo.
Ganhou meu coração.
comentários(0)comente



Paloma 31/01/2022

Orgulho de dizer que é nacional! ?
"Eu sempre imaginei como seria existir num lugar onde meu nome fosse outro.

Se a cidade fosse outra.

Se as pessoas fossem outras.

Talvez, se tudo fosse diferente, eu não teria essa vontade de correr, de ir embora, que bate o tempo todo.

Mas se fosse assim, eu não seria quem eu sou.

E essa não é uma opção."
_____________________________________

Um grande abraço de urso.

Um abraço quentinho, aconchegante e com um aroma delicioso de lar... Essa é a sensação de ler 'Arlindo'.

A leitura é divertidíssima, fofa, cativante e cheia de problemas reais e tão presentes na nossa sociedade.

A Luiza aborda questões como preconceito, aceitação, amor-próprio, amizade e família de modo tão singelo e verdadeiro, que você se identifica muito fácil com as situações.

De choros a risos, o Arlindo me proporciou uma verdadeira montanha-russa de emoções.

E por isso não tenho dúvida de afirmar que a HQ é completa!

Entrega uma narrativa sensível e 100% brasileira: Me senti representada como nordestina e fã de Sandy e Junior (tirar as músicas da cabeça depois foi um processo... ?).

Os traços são impecavelmente lindos, chamativos e muito bem feitos.

Favoritei sem nem pestanejar! E com certeza, o Lindo fará parte da minha listinha de top cinco de melhores leituras no fim do ano.

Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



edu basílio 30/03/2024

lindo, arlindo

"arlindo" chegou em minhas mãos de maneira inesperada.
um amigo querido e eu papeávamos sobre coisas malucas, como só duas almas afins com mentes meio piradas são capazes de misturar em uma conversa dando risada: a morte, cremação ou aquamação, o que é mais eco-friendly?, como queremos que nossos pozinhos sejam atirados ao vento do alto da torre eiffel, memes printados do instagram zoando com frases de freud e lacan ou malhando o bozo e sua horda de zumbis. e, claro, livros, uma paixão que compartilhamos. "e por falar em livros, edu, como assim você não conhece a HQ do arlindo, tô indignado!", ele disse. "ah, eu te prometo que corrigirei esse grave desvio de caráter e vou ler sim, migo", eu disse. e nossas vidas seguiram.

então ele me avisa, cerca de um mês depois, que um presente iria chegar pra mim.
enchi-me de alegria e angústia: embora eu adore dar presentes e o faça com frequência, recebê-los me é um problema já bastante revirado em psicoterapia. tenho uma boa compreensão das origens dessa "ferida de merecimento", mas quem dera se pudéssemos cauterizar nossas feridas psíquicas com pontos de sutura ou só engolindo pílulas. estou em processo de cura.

claro que, vindo dele, eu sabia que era um livro. levantei uma lista de "suspeitos", mas realmente passei batido pelo "arlindo". ao abrir o envelope da amazon tudo se iluminou, a conversa de semanas antes emergiu da minha memória duramente sequelada pela covid e, durante uma segunda-feira inteira, eu virei só um enorme sorriso sobre duas pernas branquelas.

pus "arlindo" na frente em minha fila de leituras, que é sempre pequena -- três ou quatro livros apenas, porque vejo 'planejamento zero' como vagar a esmo pela vida, e 'planejamento demais' como ilusão psicorrígida (e meio arrogante até) de controle. terminei o calhamacinho com que me arrastava havia semanas, e então emendei com a leitura de "arlindo" nesse feriadão pacato por que meu coração ansiava (após o feriadão anterior aterrorizante que foi o meu).

arlindo é um adolescente que está se descobrindo gay no fim dos anos 1990, começo dos 2000. divide seu tempo entre os estudos e a ajuda à mãe em seu trabalho como cozinheira, vive sob o jugo de um pai macho-tóxico-tosco, sofre bullying de babacas na escola, tem em marissa uma adorável melhor amiga, e seu coração está flechado por luis felipe, outro jovem gay gentil, já um pouco calejado e mais seguro sobre quem é e sobre seu valor. eis a premissa. deixemos o restante para quem desejar descobrir por si :-) para mim, escrever sobre as leituras não é fazer resumo de tramas, e menos ainda ser desagradável divulgando spoilers. é muito mais sobre me abrir, me expor um pouquinho mesmo, compartilhando minha experiência pessoal com a obra. e é só isso que pretendo aqui.

terminei "arlindo" há poucas horas, emocionado.
foi minha primeira leitura 5 estrelas de 2024.
a genZ pode até curtir, mas quase certamente não conseguirá vivenciar tudo no coração, pois mesmo se muito há ainda para se evoluir como sociedade, é menos difícil se descobrir gay hoje no brasil do que era há 20-30 anos. além disso, não é apenas a peculiaridade dos traços, o inusitado contraste amarelo/rosa e a fofura da história que encantam. existe no todo uma magia nostálgica acessível só a nós, trintões e quarentões, que fomos adolescentes naqueles anos. a "trilha sonora" da história do arlindo, inteligentemente salpicada do começo ao fim, nos remete de uma maneira bastante imersiva ao final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, um mundo de LAN houses, videolocadoras, CDs, MSN...

... sem streaming, sem redes sociais, sem IA; um mundo que parecia mais "inocente". a nostalgia tem esse petit quelque-chose de paradoxal: o coração aperta de saudade de uma época em que muitas facilidades nos eram inimagináveis, em que muitos de nós até sofríamos privações ou intimidações, mas na qual nossa percepção geral do mundo era mais leve e esperançosa. o mundo pós-2020 perdeu muito de seu encanto e deixa menos margem para a esperança -- ou pelo menos é essa minha leitura dele.

sinto-me feliz por ter podido ler algo tão doce e singelo -- e inesperado! sou grato ao meu amigo por ter tido a a generosidade e a delicadeza de me ofertar esse adorável presente, sem natal, sem aniversário, sem outro motivo que não seu desejo de me agradar partilhando comigo algo de que ele gostara.

que esta pequena resenha celebre meu contentamento e minha gratidão.

--
Marcelo 30/03/2024minha estante
??????


edu basílio 30/03/2024minha estante
??????


Rodrigo1001 30/03/2024minha estante
A nostalgia do passado é uma constante em mim, potencializada pela minha "capricornionisse". Sua resenha me causou uma melancolia gostosa daqueles anos em que o mundo era mais calmo e ingênuo - e nós, jovens e inconsequentes. Confesso que não sou de HQ, mas sua resenha me deixou tentado. Bela resenha, Edu. Obrigado por compartilhá-la. Ter você aqui é um verdadeiro presente (por favor, sinta-se merecedor deste elogio).


edu basílio 30/03/2024minha estante
rods, esta foi minha primeira HQ lida na vida adulta, e se tornou especial tanto pelo que traz quanto por como chegou a minhas mãos :-) acho que esse pequeno texto dialogou com você por guardarmos uma percepção similar do mundo no transcorrer do tempo em que estamos em nossa jornada nesta vida. mais uma ressonância ;-) obrigado por seu cavalheirismo costumeiro. também considero um presente a chance de acompanhá-lo por aqui e apreciar suas resenhas, que, acredite, me tornam sempre um pouquinho melhor.


Cris609 30/03/2024minha estante
Que resenha sensível, emocionante e tão afetuosa para com o seu amigo! Fiz a leitura de ?Arlindo? no ano passado (quando voltei a me aventurar pelo universo de HQ) e fiquei encantado com a narrativa e as ilustrações. Tive a sensação de voltar nos anos 2000 e vivenciar algumas coisas - sejam estas positivas ou negativas. Estava ansioso pelas suas impressões e fiquei feliz em saber que essa HQ te trouxe tantos sentimentos assim como aconteceu comigo ???


edu basílio 31/03/2024minha estante
obrigado por seu comentário doce e gentil, cris. não sou um leitor de HQs, mas tive aqui uma linda demonstração de que se permitir romper a rigidez dos hábitos pode propiciar experiências evocativas de muitas emoções gostosas. ademais, há gestos do outro para conosco que a gente vive de "coração quentinho", talvez exatamente porque gestos do tipo se escassearam demais nessa atualidade rasa, quase sem afeto (e em que o afeto pode até ser carimbado como "cringe"). tudo indica que foi meu caso aqui. e, claro, fico contente em descobrir que essa leitura fez bem também a você recentemente. ??


Danillo Salviano 01/05/2024minha estante
Lindo texto, Edu. Obrigado por partilhar um pouco da sua história entremeada aos livros.


edu basílio 03/05/2024minha estante
oi, dan (posso?). você não imagina como me alegra saber que alguém como você seja de alguma forma tocado por essas pequenas liberdades que tomo ao me abrir quando falo de minha vivência com um livro. obrigado, digo-lhe eu :-)))




Karina 28/09/2021

Resenha | Arlindo – Ilustralu

Este quadrinho LGBT da ilustradora brasileira Ilustralu, conta a história de Arlindo, um adolescente que mora no interior do Rio Grande do Norte, que desde muito cedo compreende sua homossexualidade, mas a intolerância de seu pai sempre foi um grande desafio. O fazendo se sentir solitário em alguns momentos, questionando como seria sua vida se sua realidade fosse outra.

Arlindo é um jovem amável, que sempre dá o seu melhor em tudo que faz, ajudando as pessoas a sua volta, sendo um bom filho, irmão e neto. Disposto a proteger e aconhecer seus amigos quando necessário. Mas o preconceito de fora e dentro de casa, mostram como muitos preferem ignorar esses fatos por conta de seus julgamentos, atingindo Arlindo com palavras, gestos e ações.

O que mais gostei, foi como a ilustradora conseguiu unir a delicadeza dos seus traços, coloridos e vibrantes com a profundidade do tema mencionado. Além de trazer várias referências dos anos 2000 como um respiro entre os assuntos mais pesados que são discutidos nos quadrinhos, trazendo pontos importantes e que fazem toda a diferença para história.

É impossível ler Arlindo e não pensar que situações como as que são retratadas nos quadrinhos ainda acontecem nos dias atuais, e como é injusto ver que alguns tem a necessidade de ser negativo com o outro, sendo agressivo fisicamente ou verbalmente por conta dos seus preconceitos. Durante a leitura temos essa sensação de como é injusto o Arlindo está passando por essas situações, porque ele não está fazendo nada de errado, ele quer apenas ser quem ele é, sem medo e amar quem ele desejar.

O quadrinho coleciona momentos emocionantes, sendo possível sentir a emoção apresentada nas tirinhas. Alguns bons exemplos são:

• O momento que Luis Filipe (amigo de Arlindo que também é gay) foi agredido e Arlindo não tem com quem desabafar o que está sentindo, por falta de acolhimento familiar.

• Quando Arlindo perde desculpas a sua mãe por não poder dar orgulho a ela pois é gay e dona Nalva revela que já sabia e que não há porque ele de desculpar, pois ele merece todo o amor do mundo.

• E quando Pedro e Arlindo discutem e o rapaz revela o medo que tinha de assumir sua sexualidade por conta do seu irmão gêmeo Téo (alguém que por vezes fez bullying com Arlindo), e na sequência revelando que está apaixonado por Arlindo.

Outro ponto alto desse quadrinho foi o cuidado com cada personagem e a representatividade nordestina. Em paralelo com a história de Arlindo temos o enredo de uma família nordestina, com seus desafios diários para ter o suficiente e manter suas condições de vida. Referente aos personagens, cada um tem suas aprendizagens e reflexões, tendo momentos significativos, assim como Arlindo.

Arlindo encerra com uma mensagem forte, tocante e cheia de esperança: Você não está sozinho! Tá tudo bem. E quando não tá, é porque ainda vai ficar.
comentários(0)comente



Oi, eu sou a Mila ^^ 10/12/2022

Esse quadrinho é tão perfeito! O assunto bem abordado, gostei da história se passar no nordeste. Leitura fluida, gostei muito
comentários(0)comente



Mythens 27/11/2022

Bicho, esse foi um dos melhores livros que li no ano, reconhecer os locais mostrados no livro foi incrível :)
comentários(0)comente



bpaati 05/01/2023

Não tem muito o que dizer além de: FOFO DEMAIS!!!

O traço da HQ é lindo, a história é muito bem contada, é bem adolescente e gostosinho de ler. Eu adorei!

O tipo de história gostosa de ler quando estiver triste
edwarda79 05/01/2023minha estante
eu AMO esse livro!!


The Dark Marshal 05/01/2023minha estante
Sobre o que é esse? Tô pensando em dar de presente pra minha cunhada mas não sei se é uma boa opção




ellen s 15/01/2022

se as coisas não fossem como são eu não seria eu
Arlindo é uma HQ simplismente incrível!!
Com desenhos incríveis de tirar o folêgo,cores vibrantes,um cenário digno de cinco estrelas,personagens bem elaborados e girías nordestinas que só deixam a história ainda mais empolgante,temos um livro onde se retratam assuntos super importantes de uma forma leve e fácil de ser dita e compreendida.
A história se passa nos anos 2000 e tem uma pegada incrível com diversas referências musicais (e muito sandy júnior!!)
Estamos falando de representividade lgbtqia+,com uma proposta de nos mostrar o quanto o machismo e a homofobia,infelizmente ainda são presentes na nossa sociedade.Estamos falando de uma história de autoconhecimento,de descobrir o seu lugar e a pessoa que vai estar ao seu lado.
Arlindo,ou Lindo como prefere ser chamado,sonha em encontrar o seu lugar no mundo e eu espero de coração,que ele realmente possa encontrar o seu lugar.
Para cada personagem um plot pra ser desenvolvido e um final para aquecer o coração.
É uma história curta,rápida e envolvente,que merece ser lida.
Ilustralu arrasou nessa e ganhou o meu corção!

Todos merecem ser o que realmente são,as pessoas não deviam ter que se esconder por medo do que as outras pessoas vão falar ou sobre o que elas pensam,não deviam ter que se esconder por medo de sofrer violêcia,tanto física como verbal.
Para todos vocês que se sentem um pouco assim eu deixo não só um,como dois recados diretamente do nosso querido Lindo:
"eu não estou errado em existir"
"tá tudo bem e quando não tá,é porque ainda vai ficar"

p.s. da pra dar um boa chorada e boas risadas!!
lyreadings 15/01/2022minha estante
que resenha incrível, igual a quem fez afs.


lyreadings 15/01/2022minha estante
PARA ELLEN?
vc e a Bruna estão me fazendo querer ler a todo custo ?


ellen s 16/01/2022minha estante
tão incrível quanto a pessoa que comentou


ellen s 16/01/2022minha estante
NAO PARO?
se a gente tá deixando vocr com vontade de ler entao é pq a gente tá fazendo nosso trabalho direito ??


ellen s 16/01/2022minha estante
eu e a bru as maiores panfleteiras desse skoob


Bruu 16/01/2022minha estante
Aff que resenha perfeita (igual vc), amei dmss


Bruu 16/01/2022minha estante
Apenas fazendo o nosso trabalho??


Bruu 16/01/2022minha estante
AS MAIORES PANFLETEIRAS SIMM??


Bruu 16/01/2022minha estante
E LÊ LOGO ALEX, ESSA HQ É PERFEITA DMSS??


ellen s 16/01/2022minha estante
a sua ficou perfeita também (igual vc e igual a todas as outras que voce faz)


ellen s 16/01/2022minha estante
apenas fazendo o nosso trabalho como leitoras??


ellen s 16/01/2022minha estante
AS MAIORES PANFLETEIRAS DESSE SKOOB SIM!!


ellen s 16/01/2022minha estante
ALEX LÊ LOGO,ESSA HQ É PERFEITA E É A SUA CARA??


lyreadings 16/01/2022minha estante
MDS ELLEN SABE COMO ME FAZER LER UM LIVRO ?


ellen s 16/01/2022minha estante
MEU MAIOR ORGULHO OUVIR ISSO ?


mwnuzitta 05/02/2022minha estante
ARLINDOSUPERMACY


ellen s 05/02/2022minha estante
TE AMO ARLINDO TE AMO


Bruu 06/02/2022minha estante
AMO MTO


ellen s 06/02/2022minha estante
ESSA HQ É TUDO CARA


ellen s 06/02/2022minha estante
MUITO PERFEITA




2636 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR