Escuta, formosa Márcia

Escuta, formosa Márcia




Resenhas - Escuta, Formosa Márcia


33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Juliano.Berton 12/12/2021

Formosa Leitura
Quintanilha mais uma vez traz um belo álbum com toda sua característica de contar histórias de pessoas normais com todos os detalhes do cotidiano dos seus personagens. Sou grande fã de seu trabalho e ele fez de novo!
comentários(0)comente



Nayana 14/06/2022

Prepara o lenço e o coração
Não conhecia Marcello Quintanilha, e fiquei muito grata com a indicação, que trabalho bem-feito! ?Escuta, formosa Márcia? é uma HQ necessária que narra a realidade de uma mãe na favela, tentando sobreviver, fazer seu trabalho como enfermeira e lutar a batalha doméstica de tentar livrar sua filha de se envolver com o crime.
A relação de Márcia com sua filha te deixa alucinada durante toda a história, a mãe vive desesperada com o que a filha vai fazer, sair por aí e com quem vai se envolver. O companheiro de Márcia, Aluísio, padrasto da garota, tenta ajudar e muitas coisas bizarras (para quem está fora da realidade da favela) acontecem.
É triste, comovente, tem muitas nuances de como o amor pode ser tratado e de como a realidade nas comunidades do Rio é uma zona cega de consequências, de como precisamos desse tipo de literatura ainda para abrir nossos olhos!
Mario Quintanilha merece todos os prêmios que recebeu, essa HQ é maravilhosa e merece ser lida por todos numa sentada só, mas prepara o lenço e coração!
comentários(0)comente



Mari Pereira 24/03/2023

Acessível e realista, "Escuta, Formosa Márcia" conta a tocante história de uma mulher periférica enfrentando os diversos desafios que lhe são impostos.
A personagem central representa tantas mulheres brasileiras, e é tocante exatamente pela possibilidade de ser tantas outras.
Um excelente quadrinho!
comentários(0)comente



Margô 02/04/2023

Coração ?? de Márcia.
O quadrinista Marcelo Quintanilha faz jus às premiações de suas obras! O cara é muito bom ?

Sem spoiler, só ressaltando o quanto estes bem traçados quadrinhos traduzem CORAGEM, resiliência e sobretudo amor. O amor incondicional da protagonista pela sua filha ultrapassa a linha da razão.

Se por um lado Quintanilha mergulha nos assuntos da bandidagem, por outro, reveste "Márcia formosa" de uma aura fraternal muito lindo de se ver.

A comunidade e suas asperezas sociais não marcam a impecável conduta da nossa protagonista, Márcia!
Esta é uma "novel graphic" bem curiosa, bom pra o coração, que não deixa de ser também , uma história sobre maternidade!

Gostei. Como tudo que já li de Quintanilha!???????? Imperdível.
comentários(0)comente



Mike Willian 30/01/2024

QUE QUADRINHO SENSACIONAL!!!
AQUI É RIO MEU POVO.
tudo pode acontecer. TUDO!!!

Eu li de peito aberto e coração na mão. Já nas primeiras páginas é impossível não se identificar com Márcia tentando cancelar um plano de telefonia... e daí _darling_... é só entrega.

Eu passei por todas as sinapses sensoriais experimentando essa HQ por toda proximidade e distanciamento que ela desencadeou. Márcia foi tão acessível e real, que encontrei a complexidade dela em mim, mesmo ciente de todo contexto social ser absurdamente diferente, e de meus privilégios não chegarem nem perto do que essa mulher absurdamente FORMOSA vivenciou.

Eu to extasiado pelo desenvolvimento e arte, pela plausibilidade e emoção empregada aqui. Pelo desenrolar da trama, pelo diálogo, pela coloração, pela construção geral e delicada da trama que faz com que o leitor anseie pela conclusão.

Só esbarrei mesmo porque me dispus a evidenciar o apreço que possuo pela literatura de casa nessa data tão bonita que prestigia as HQs nacionais. E além de não me arrepender, aprecio em registro e recomendo. Leitura maravilhosa... outras obras do autor certamente estarão em minhas listas de pretensão.
comentários(0)comente



Thyago Costa 02/04/2022

Travessias e Recomeços
Um dos aspectos mais proeminentes da prosa contemporânea é a capacidade de ilustrar a vivência do Outro através de uma narrativa que deixa de lado o Eu e abraça a alteridade. É uma "exotopia", de olhar para o Outro. É também um "devir", o tornar-se o Outro. É o que Sartre indica na construção da pessoa como Sujeito em relação ao Outro. Refletindo sobre isso, o grande acerto de Marcello Quintanilha em sua obra é esse domínio em mergulhar nesse entre-lugar literário, em construir mundos e nos apresentar, com vivacidade e crueza, memórias do Outro. As memórias de Márcia.

Márcia é atravessada por dores. Muitas invisíveis, que talvez nem ela sinta, mas que cobram o preço na hora certa. Ao descobrir uma modinha chamada "Escuta, Formosa Márcia" pergunta ao companheiro, Aluísio, se é formosa. A resposta é o silêncio e o abraço do quarto escuro. Na rebeldia da filha, Jaqueline, esbarra no obstáculo da violência em suas várias instâncias. Peito que dói pela mágoa. Músculos que estremecem em um tapa interrompido. Quando a filha se envolve com o crime organizado, Márcia se vê de mãos atadas, e em toda sua complexa relação, não pode dar as costas. Márcia é mãe. E teme fantasmas. Teme os fantasmas que assombram tantas mães que tiveram a dor do luto negada.

Por trás de uma cortina de diálogos vivos e cheios de movimentos, festivos em oralidade, Quintanilha traça o caminho de Márcia em uma busca por quietude. Em uma vida sem fugas. Sem violências. Busca por uma vida de cores, como tantas que são pinceladas em cada página, em murais flutuantes de um mágico real, ou de uma realidade que poderia ser mágica. Cada fala é uma construção minuciosa de cenários, personalidades, tramas e consequências. A reviravolta não é fantasiosa. Vivemos num mundo de absurdos. Mas também de sonhos e, principalmente, de recomeços.

"Escuta, Formosa Márcia" foi publicado em 2021, pela Editora Veneta, e no dia 19/03 ganhou o Fauve D'or (prêmio de Melhor Álbum) no Festival Internacional de Angoulême, um dos maiores festivais de quadrinhos do mundo. Márcia atravessou o oceano. Incontáveis Márcias viajaram pelo mundo. E para todas elas eu posso responder: sim, vocês são imensamente formosas!
comentários(0)comente



Rodrigo.Macedo 19/12/2022

Márcia, procura um terapeuta
Quintanilha, expõe de forma crescente e natural as angústias de uma mãe e esposa (Márcia) numa favela onde a milícia impera.

Um aspecto muito positivo foi o relacionamento complexo entre mãe e filha desenvolvido. A força das expressões e dos olhares tiveram peso em quadros sem fala alguma.

A forma como o enredo se desenrola nos causa aflição crescente para no final nos deixar com um sorriso no rosto.
comentários(0)comente



Mr.Sandman 31/01/2023

Jornada poética e poderosa
?Mais um gibi de Quintanilha pra conta. Agora com "Escuta, Formosa Márcia", um quadrinho tão brasileiro quanto se queira, que fala das vidas nas comunidades do Rio, as realidades do crime organizado e as lutas de personagens da classe trabalhadora brasileira. Márcia é uma guerreira. Vemos pouco de seu passado, mas temos uma imersão tão profunda em seu mundo, de forma tão bem orquestrada, que só nos importamos com seu agora...queremos que ela seja feliz. Queremos, acima de tudo, que ela acredite ser Formosa. E Márcia, você é.

?O uso de segmentos cotidianos bem ritmados pra criar e desenvolver os personagens é feito com esmero e acontece de forma natural e orgânica. O conflito de gerações entre a mãe e a filha, os conflitos morais, a dúvida no amor e no impacto que temos na vida dos outros, a influência do mundo do crime...todos esses são temas profundamente diluídos na obra. E em meio a isso tudo, tem a brilhante arte de Quintanilha, que constrói um mundo palpável e belo com suas belas brincadeiras com a cor e a mudança (muito bem vinda) de seu estilo.

?Recomendo a obra pra todos que queiram conhecer mais do Brasil de formas diferentes e impactantes. Pra todos que amam histórias bem contadas e politicamente ricas. Pra todos aqueles que buscam ler mais quadrinistas nacionais (como eu) e conhecer como o cenário nacional é refletido nos gibis. Se quer tudo isso, essa e as outras obras de Marcello Quintanilha são para você.
comentários(0)comente



Edson 03/02/2023

"Aluísio, eu sou formosa?"
Além de toda brasilidade já característica dos textos de Quintanilha, dessa vez o autor subverte as cores, que nos guiam ao singelo e cativante retrato de Márcia, uma mulher forte - mas que provavelmente nunca conseguiu viver suas próprias fragilidades. Tão próximo e cheio de vozes reais, a formosidade deste quadrinho está em sentir, ora na simplicidade, ora incondicionalmente.
comentários(0)comente



Henry 11/03/2022

Realidade na quebrada
Marcello Quintanilha já se mostrou ser um autor extremamente realista no que diz respeito a roteiro e arte dos quadrinhos. Escuta, Formosa Márcia foi o último trabalho do Niteroiense aqui publicado.

Novamente, um baita acerto. Mostrando a vida como ela é. Os dramas que acontecem e estão acontecendo agora, provavelmente mais perto de nós do que imaginamos.

Márcia é uma mulher que mora numa comunidade ao lado de sua filha e seu companheiro. Trabalha em dois empregos para sobreviver aos desafiadores padrões baixos de vida. No entanto, seu maior desafio é lutar contra os impulsos de sua filha em entrar para o crime organizado.

A ambientação é impecável. Retrata a estrutura e vivência dos moradores dentro de uma comunidade. Os desenhos, como sempre, mostram o ser humano como ele é, com corpos e expressões reais.

Mais um trabalho incrível de Quintanilha. Super recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kaire 09/11/2023

Mesmo sabendo que a história retratada nessa HQ é bem próxima da realidade, e por isso tem a sua importância, se a márcia tivesse tido um final diferente do que teve, eu iria na casa do autor quebrar tudo! A vida é pesada, mas tem que haver a mínima esperança de que ela não sairá tomando tudo de alguém sem retribuir um pouco que seja, e foi nessa esperança que me agarrei pra chegar ao fim da história da márcia; e que bom que cheguei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 06/12/2022

Formosa Márcia
Sim, Márcia... vc é FORMOSA!
Márcia é uma mulher forte, batalhadora. É impossível não ter empatia por ela, não se emocionar com sua história! A arte desse quadrinho é um show a parte.
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR