Jeremias

Jeremias




Resenhas - Jeremias


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Vicente Tavares 28/09/2023

As histórias são a Alma do Mundo.
É com essa frase que o Jeremias dá seu autógrafo no seu livro que ganha o prêmio de literatura infantil sob os olhares orgulhosos dos pais e também de diversas figuras históricas como Lima Barreto, Machado de Assis, entre outros. E a história começa justamente com esse pequeno griô (adorei conhecer o termo) se perguntando o que fazer com esse sucesso, qual é o próximo passo.
Nesse terceiro volume da reinterpretação de Jeremias pela dupla Rafael Calça e Jeferson Costa, temos a participação fantástica da Milena e Denise e vi surgir dois personagens que eu quero muito ver nas edições mensais da turminha, o Isac Pereira (Eu já vi um "primo" dele na história do Chico Bento ;)) e os gatos (eu adoraria ver esses gatos numa história com o Mingau, quem sabe numa Graphic MSP Mingau 2?).
Outra edição necessária nesse processo mais do que atrasado de educação antirracista que precisamos espalhar o mais rápido possível. Gosto muito como a cada volume eu aprendo um pouco mais sobre uma cultura diferente da que estou acostumado, realidades e vidas e percepções diferentes. Mas não é algo panfletário, ou chato... ao contrário, é divertido, bonito e pra parecer um pouco piegas, mágico. Quero terminar essa resenha com uma frase que mexeu muito comigo:
"Eu pedi... pra ter poder de não deixar ninguém sozinho."
Pensem como isso é poderoso!
comentários(0)comente



Lucasfhb 25/03/2024

A história é focado em expressar o sentimento de que cada pessoa tem sua história e que essa história é valiosa e tem que ser passada adiante.
Eu particularmente esperava mais, visto que os últimos MSP do Jeremias são espetaculares.
comentários(0)comente



Davi.Paiva 01/05/2024

Impressionante!
Link Amazon: https://amzn.to/3Wr04g3

Às vezes, eu tenho muita sorte. Imaginem a situação: uma conhecida quer comprar algumas edições da Graphic MSP e não sabe se uma da Mônica é fechada ou em série e eu falo que vou pesquisar para ela. E quando vejo a lista completa... descubro que já lançaram um terceiro volume do Jeremias!

Em menos de uma semana eu comprei, retirei na loja e já li.

E o que posso dizer?

Vou começar pelo melhor termo possível: impressionante!

Jeremias está evoluindo. Agora ele é griô (um guardião e transmissor das histórias, canções e mitos do povo africano), reconhecido e premiado. No entanto, ele ainda sente uma sensação de vazio e de quem não sabe qual objetivo alcançar. Ele conseguiu algo que era importante para ele, mas o que ele faz é importante para quem?

E é aqui que entra a personagem Milena para ser uma sidekick, que acaba sendo uma ótima inclusão visto que ela tem ganhado muito espaço nas HQs ao ponto de ser considerada a quinta integrante da Turma da Mônica (e a única negra do time principal). Juntos, eles precisam lidar com Isac, um garoto traumatizado e ressentido por conta de um passado obscuro.

Em termos de roteiro, Rafael Calça entrega muito. Jeremias cresce com o seu público e está cada vez mais verossímil com a realidade interna da Turma da Mônica com as participações de Milena, Denise e Marcia Lamar (já apresentada em "Tina - Respeito") e também da externa, de mostrar Isac como suposta vítima de uma abordagem brutal.

E em termos de arte, Jefferson Costa entrega mais ainda. As sutilezas estão espalhadas na obra (como na cena inicial, com Jeremias dando autógrafos e sendo olhado por todos os ícones negros) ou de forma mais explícita, como quando Jeremias lembra do seu passado em conversa com a Denise ou quando enfrenta a "tempestade" de Isac.

Tudo isso culmina em mais uma obra excelente e que tem tudo para colocar os nomes de Rafael Calça e Jefferson Costa no hall da fama de outros importantes ícones da cultura afrobrasileira.

Não deixem de ler "Jeremias - Estrela".

Recomendo!
comentários(0)comente



Tico Menezes 13/01/2024

"e nem mesmo pensamento eles possam ter para me fazerem mal"
O mais belo do trabalho de Rafael Calça e Jefferson Costa na história de Jeremias é a compreensão do crescimento. Sim, eles debatem racismo, opressão, desigualdade social e de oportunidades, preconceito sistêmico, dentre muitos outros assuntos importantes e tratados com seriedade e didática, mas é o crescimento do homem preto e tudo que o rodeia que torna Jeremias um personagem tão rico e vivo.

Aqui, quando compreendemos a "estrela" do título, é muito difícil segurar as lágrimas. De forma orgânica, os artistas permitem que Jeremias cresça, se desenvolva, aprenda sobre quem veio antes e seja luz para quem está por vir. Esse menino tão inteligente e cativante toca mais almas aqui e se eterniza como um dos personagens mais importantes da literatura infanto-juvenil contemporânea.

Belíssimo trabalho que merece ser lido em escolas, universidade e pelos pais antes de colocar os filhos para dormir.
comentários(0)comente



Gisele @li_trelando 08/10/2023

Palavras são tão letais quanto armas
Os Griô Rafael Calça e Jeferson Costa nos trás mais uma história cheia de ancestralidade e que precisa ser contada.

Uma história mal contada destrói um personagem e pior, mata, não seu corpo físico, mas sua alma.

Jeremias na caminhada para curar a alma de seu amigo, aprender a força da coletividade "quando as teias da aranha se juntam, elas podem amarrar um leão. Até a Denise aprende a responsabilidade que é contar uma história.

Apesar de gostar foi a mais corrida da teilogia, talvez demonstrando já um certo cansaço. Ou talvez seja só porqie as expectativas são altas quando se trata da dupla.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5