Rick and Morty: vs. Cthulhu

Rick and Morty: vs. Cthulhu




Resenhas - Rick and Morty: vs. Cthulhu


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Thaisa 28/08/2023

Há tempos não assistia a série animada "Rick and Morty" por conta de alguns escândalos sobre os criadores, mas sempre gostei do conceito de uma animação adulta, misturando o humor escatológico e questões profundamente existencialistas, focada em uma família e as loucuras que eles vivem por causa de um avô cientista que utiliza o neto como ajudante (e cobaia).
Quando me deparei com essa graphic novel, achei que seria a leitura perfeita para o Agosto Cósmico - e eu não estava errada!
Aqui, o cientista Rick percebe que o mundo está sendo tomado por entidades cósmicas - e na tentativa de destruí-las, ele e a família terão de entrar na dimensão lovecraftiana e lutar contra diversas deidades, incluindo o próprio Cthulhu!
Eu simplesmente amei essa hq por inúmeros motivos, desde as dezenas de referências à obra de H. P. Lovecraft até críticas à sua pessoa e os preconceitos que ele espalhou em sua obra.
Ao final do volume, há um apêndice que explica, em detalhes, cada uma das histórias e dos monstros de Lovecraft caso o leitor se interesse por uma graphic novel de Rick e Morty, mas não conheça muito do cosmicismo. Ainda assim, considero esse um quadrinho que qualquer amante de horror cósmico se deleitaria lendo, já que vemos os personagens inseridos em múltiplos contos famosos, como "O Chamado de Cthulhu", "O Horror de Dunwich", "A Sombra Sobre Innsmouth", "Dagon", "Os Gatos de Ulthar", "Nyarlatothep", "A Busca Onírica por Kadath", "A Sombra Vinda do Tempo" e muito mais!
Outra coisa que eu adorei é como o autor consegue exaltar a mitologia lovecraftiana enquanto critica, sem cerimônias e constantemente, os preconceitos de H. P. Lovecraft, principalmente o racismo, a xenofobia e seu elitismo, utilizando o humor exatamente para colocar o dedo na ferida de qualquer pessoa que tente defender as intolerâncias de Lovecraft.
Gostei como a trama segue uma linha coesa no meio de tanta loucura, transitando de uma obra à outra e criando uma nova história que funciona, onde cada personagem e sua personalidade faz total sentido dentro dos contos originais.
Também é preciso parabenizar o artista por ter conseguido recriar tantas criaturas perturbadoras utilizando o estilo gráfico tão marcante de Rick e Morty - deve ter sido um desafio e ele se superou!
"Rick and Morty vs. Cthulhu" é uma graphic novel incrível, tanto em seu enredo quanto em suas ilustrações, que me fez gargalhar do início ao fim, utilizando uma metalinguagem interessante para cruzar a divertida animação com o horror cósmico sem deixar de trazer reflexões importantes acerca da pequenez humana.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR