Fala, Maria

Fala, Maria




Resenhas - FALA, MARIA


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Di Sanctis 25/02/2021

Um quadrinho tocante e necessário
???? ????? ??? ???????. ? ? ú???? ??????? ?? ?????? ? ?????? é ??? ???????. ???????. ?????.??
?
Essa é a premissa do quadrinho autobiográfico: Fala, Maria, publicado no Brasil pela @skript_editora ?
?
Na obra, lançada originalmente no México pela editora Oceano, o autor Bernardo Fernández, conhecido como Bef, apresenta um tocante relato sobre alguns anos de sua vida, da ex-esposa Rebeca e da filha mais velha, Maria, enquanto eles aprendem a conviver com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. ?
?
De forma gráfica, Bef consegue expor todas as fases distintas de sentimentos que enfrentaram desde a gravidez, passando pela percepção de que havia algo diferente com a filha, até a confirmação e tudo que isso acarretou.?
?
O sentimento de culpa, as acusações, as constantes opiniões e milagrosas curas oferecidas por terceiros, o impacto que isso trouxe ao casamento, mas principalmente o medo em relação ao futuro de sua garotinha. ?
?
E é incrivelmente bonita a forma como ele conseguiu trabalhar um assunto tão difícil de forma tão leve, com momentos de humor e aquele toque de esperança que dá um quentinho no coração enquanto acompanhamos como a relação entre pai e filha vai evoluindo ao longo dos anos.?
?
A HQ serve como um toque de conscientização para aqueles que ainda tratam o assunto com estranheza e desprezo. ?
?
Fala, Maria é uma obra necessária e que deveria ser lida por todos.?
?
???????? ??? ? ????? é ??? ?????? ????????? ????ô???? ? ??? ????? ??????? ?? ??????????? ???????????. ?? ??????? ??? ??????? ????? ???????????? ??ó?????, ???????? ?? ?????? ???????. ????? ?????, ???????? ??? ?ú???? ??????, ?ó que não estamos acostumados a escutá-las. ????... ???? é ? ?????????
?
#TheRedVulcan?
#FalaMaria #HablaMaria #SkriptEditora?
NancYamada 26/02/2021minha estante
Éh muito amor por esse quadrinho!




Adriano 09/10/2020

"Fala, Maria" é um relato biográfico tocante, com boas doses de drama e humor, sobre a experiência do autor ao se ver pai de uma criança com transtorno do espectro autista. Com um traço simples, e um sagaz uso da colorização das páginas, o mexicano Bef retrata toda a incerteza e a insegurança que pairaram sobre sua vida à partir do diagnóstico da pequena Maria, bem como seu demorado processo de aceitação ao longo do tempo. Para resumir a obra, basta apenas uma reprodução da brilhante frase presente na orelha da obra, escrita pelo grande editor e jornalista Sidney Gusman: "Fala, Maria é uma declaração de amor. Não somente à Maria, mas também à vida".
comentários(0)comente



Beatriz Leonor 10/07/2021

Simplesmente Lindo!
Essa é uma HQ autobiográfica, relata os caminhos percorridos por Bef com a filha Maria diagnosticada com autismo ainda na infância.

É simplesmente tocante e cheia de sentimentos, desde o momento em que o médico diz "sua filha tem autismo, eu sinto muito" da negação até a aceitação da situação, entre tentar achar a solução e aprender a lidar.

Uma história linda de aprendizado e evolução de um pai que ama sua filha e que precisa aprender a entendê-la e ao mesmo lutar contra o achismo e opiniões desnecessárias das pessoas próximas e charlatanismo de outros.
comentários(0)comente



Edith 28/05/2021

Um livro para criar entendimento e empatia
Uma história sobre uma criança autista contada pelo ponto de vista do seu pai, que é o autor do livro, parecia interessante e isso se confirmou.
Como irmã mais velha de um autista eu vivi ou vi meus pais viverem várias situações contidas na obra. A forma clara e lúdica como a história é contada é enternecedora. Um livro para trazer entendimento e empatia para pessoas que não costumam receber compreensão. O traço é muito bonito, é bem escrito e a leitura flui, excelente como história de vida, obra literária e trabalho artístico.
comentários(0)comente



Larissa Aguiar 11/07/2021

?Fala, Maria? é um relato do autor, pai da Maria, sobre a descoberta do autismo. O livro é bem tocante, pois transmite toda a sinceridade e os sentimentos que o autor teve ao vivenciar essa experiência do diagnóstico da sua filha. As cores foram usadas pra transmitir os sentimentos, primeiro sentimos aquela sensação de vazio, distância, medo e tudo que envolve a descoberta e depois sentimos a esperança, a luz no fim túnel, o que foi bem gostoso de sentir.
comentários(0)comente



Jorge243 23/03/2023

Incrível
Já tinha lido outra obra sobre o tema (A Diferença Invisível) mas esse foi sob uma perspectiva que não tinha pensado sobre: a dos pais.
Sem romantizar sentimentos, sem esconder nada, a história mostra os medos e incertezas dos pais ao descobrirem sobre o autismo da sua filha.
A HQ é ótima principalmente pra quem nunca ouviu falar sobre autismo e tem seus pré-conceitos. O intuito dela não é ensinar sobre, mas indiretamente (ou não) te ensina a ter empatia e olhar essas pessoas sobre outra perspectiva.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR