Revista da Escola Dominical - 500 Anos da Reforma Protestante

Revista da Escola Dominical - 500 Anos da Reforma Protestante



Resenhas - Revista da Escola Dominical - 500 Anos da Reforma Protestante


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 25/09/2017

4º Trimestre de 2017
No último trimestre de 2017, mais um tema interessante e de celebração histórica em nossa EBD. Vamos estudar os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517, quando Lutero fixou um manifesto com 95 teses na porta da Igreja de Wittenber, propondo uma reformulação de resgate bíblico no Cristianismo, diante da desfiguração e corrupção existente no meio. Algo que ainda perdura, seja no meio católico ou evangélico, quando desviamos do verdadeiro sentido cristão e seguimos por caminhos alienados ao que Deus nos ensina em sua Palavra.
Minha primeira interação com a revista foi a leitura das teses. Muitos falam contra, mas poucos sabem ou procuram saber o que esse texto expressa.
Simbora nos estudos...

Em 01/10/2017 - Lição 01: 500 Anos da Reforma Protestante
O estudo procura observar a importância da Reforma em quadro mais abrangente do que apenas o religioso (como muitos creem), expandindo a visão para o campo sociológico, filosófico, político, geográfico e cultural, como de fato ocorreu.
O que mais chamou minha atenção foi um breve histórico de alguns pré reformadores, destacando-se Wycliffe, John Huss e Girolamo Savonarola. Antes de Lutero, pregaram contra a arbitrariedade e corrupção no catolicismo romano e os dois últimos, por conta disso, foram martirizados.
Ah, um desapontamento... Pensava que o trimestre seria dedicado ao estudo da Reforma, mas são apenas duas lições: a que abre o trimestre e a quinta, que será ministrada na semana de celebração dos 500 anos (comemorado em 31/10/2017). As outras vão abordar a Homilética, a arte de pregar (o que não deixa de ter relação com a Reforma). Um tema importante, mas que não está entre meus preferidos e acho chato (estou me referindo ao estudo retórico).

Em 08/10/2017 - Todos podem pregar
Evidentemente, todo cristão deve ser uma luz, um anunciador de Cristo, em testemunho e pregação do Evangelho. O estudo dá ênfase à essa questão, ressaltando o bom testemunho e devida preparação para anunciar Jesus.

Em 15/10/17 - Lição 3: Agora é a minha vez
Fala de algumas coisas em que temos que nos posicionar com sabedoria, relacionadas à mensagem: saudação, testemunho, palavra e pregação.
No cenário geral, a lição falou sobre a timidez e encorajamento de superação em Cristo. Estava um pouco apreensivo, pois tenho timidez notória e não desejava que meu nome fosse citado de alguma maneira para exemplificar. Não teve isso e a lição foi maravilhosa e edificante. Até contribuí na minha sala, "falando pelos cotovelos". KKKK! Contribuí em tudo que achei que poderia enriquecer nossa turma, trocando conhecimentos.

Em 22/10/2017 - Lição 04: Homilética, a arte de pregar e ensinar
Falou da definição e importância dessa ciência, destacando também exemplos de pregadores na Bíblia.
Fiquei impactado pelo testemunho de um irmão idoso que quando tinha vista boa não faltava em nossa EBD, mas agora, com a visão abalada, depende de quem o traga. Nesse dia veio sozinho, tateando pela rua com um cabo de vassoura, passando perigos. O testemunho me impactou, mas também fez lamentar pela falta de sensibilização de algumas coisas, como filhos que tem carro.

Em 29/10/2017 - Lição 05: Reforma Protestante - Ensino e Legado
Na semana dos 500 anos, alguns registros do que representou. Foi a abordagem da lição.
Devaneando, vendo nosso país, as manifestações foram tão pequenas. No dia 31 passaram algumas reportagens especiais, mas não vi nada mais presente em revistas ou documentários especiais. Pensava que poderia adquirir alguma edição especial de revistas conhecidas sobre o importante fato. Não encontrei nada. E também vi muitas postagens falando contra, até por parte de educadores que, invés de ressaltarem a importância, buscaram e acentuaram coisas negativas ligadas ao erro de homens, não da proposta.
Sei que Lutero teve pontos polêmicos, como todo homem, mas isso é menor do que representou.
Vejo hoje o povo evangélico dividido e não concordo com a postura de muitos nas igrejas, direcionando o Evangelho para a doutrina de prosperidade. Lamento essa posição. Os homens é que erram, porque nas Santas Escrituras, em sua essência, encontramos o caminho de comunhão com Deus e para mim isso fala mais alto que qualquer mau testemunho que usem para criticar. Viajei semana passada a trabalho com amigos do meu setor e só faziam acusações contra a igreja por causa dos homens. Respondia sempre que se o Evangelho chegou a nós foi porque no mar de corrupção houve pessoas que permaneceram fiéis à Cristo e se estes desaparecem desse mundo, vai haver muita lamentação e sofrimento, porque será o fim de tudo numa série de eventos na volta de Jesus. Tal qual em todos os tempos, ainda que poucos, há quem permaneça servo de Deus e todos podemos ser estes, só não ocorrendo por nossas escolhas.
Graças a Deus pela oportunidade de estudar a Bíblia (tão desprezada no mundo) e graças a Deus por ter oportunidade de congregar (diante do que muitos dizem que existe igreja e mais igreja como uma invasão).

Em 05/11/2017 - Lição 06: Organizando as ideias
Uma introdução à metodologia dos sermões: tema, texto-base, tópicos, subtópicos, aplicação... Acho isso tão chato, apesar de ser importante e entender que a homilética é para nos ajudar. Está certo, só não podemos confiar mais em técnicas e talento pessoal do que na dependência e unção de Deus no testemunho, o mais importante.

Em 12/11/2017 - Lição 07: Tipos de Sermão
O que foi interessante nesse dia é que nossa turma teve aula na prática. Cada um esquematizou no papel um esboço. Entre pregação temática, expositiva ou textual, fiz na caracterização da última, baseando-se nas bem-aventuranças em Mateus 5:1-12.

Em 19/11/2017 - Lição 08: Poder de Deus na mensagem
Basicamente, a exaltação e dependência do Espírito Santo.

Em 26/11/2017 - Lição 09: Pregação e seus desafios atuais
A visão do mundo, que expressa relativismo, busca do prazer, desvalorização da igreja, desvio do que Jesus Cristo ensinou.

Em 03/12/2017 - Lição 10: Sinal vermelho no púlpito
Gostei muito dessa lição, que fala de cuidados relacionados à ética, bom testemunho e outras coisas de sentido prático.

Em 10/12/2017 - Lição 11: Ensino e Discipulado que funcionam
O discipulado é algo tão importante quanto a evangelização.

Em 17/12/2017 - Lição 12: O aluno, o professor e a aula
O mais importante para uma boa aula é estar bem preparado para conduzir os alunos com amor à verdade do Evangelho. Isso é possível conhecendo bem a matéria e utilizando bons métodos de ensino.

Em 21/12/2017 - Lição 13: O pregador pentecostal
Excepcionalmente numa quinta-feira encerramos nosso ano de EBD, para que cada irmão tivesse o domingo véspera de Natal e de virada de ano para ficar com as famílias.
O culto foi também de celebração na igreja, rememorando os destaques na EBD.
A lição final foi ministrada de maneira coletiva na igreja, abordando um pouco da história do pentecostalismo.

E assim foi nosso último trimestre de EBD.
Graças a Deus por tudo!
Que em 2018 todos possam ter uma trajetória abençoada nos caminhos do Senhor.
Samara 25/09/2017minha estante
Olha, meu amigo leitor, sabe tocar violão :)


z..... 25/09/2017minha estante
Kkkk! Pouquinho de nada... ^ ^


Samara 25/09/2017minha estante
:D




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR