Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições111
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1885
    • Leitores61323
    • Similares18
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Triste Fim de Policarpo Quaresma (Bom Livro) -

    Lima Barreto

    Ática
    1990
    216 páginas
    7h 12m
    ISBN-13: 9788508043187
    Português Brasileiro
    3.6
    22397 avaliações
    Leram41494Lendo2203Querem15078Relendo85Abandonos2463Resenhas1885
    Favoritos363Desejados15078Avaliaram22397

    A paixão por seu país leva Policarpo Quaresma à loucura. Mas nem o patriotismo doentio é suficiente para protegê-lo da fúria repressiva do governo Floriano Peixoto. Nesta obra-prima da literatura brasileira, Lima Barreto faz crítica do nacionalismo exagerado e promove uma bem-humorada revisão da história de nossa República.

    Edições (111)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (18)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1885)Ver mais
    Jonara Oliveira picture
    Jonara Oliveira21/03/2010Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    O Dom Quixote Brasileiro

    O coitado do Policarpo Quaresma é um dos meus personagens preferidos. Um sujeito que lia demais, e era ridicularizado por todos, que não achavam certo alguém ter em casa tantos livros. Ele resolve pesquisar os verdadeiros costumes nacionais e é tachado de maluco. Por causa dessas pesquisas acontecem as mais engraçadas e tristes cenas, nunca vou me esquecer de quando ele recepciona as visitas e começa a chorar desesperado, num ritual indígena... é uma das coisas mais engraçadas que já li! Tudo dá errado na vida do pobre Policarpo, que sempre foi honesto, bem intencionado e teve bom coração. Ao redor dele, quase tudo é mesquinharia, mentira, preguiça e falsidade. O livro faz uma ótima critica do período. E o fim, não poderia ser mais triste. O coitado finalmente vê que esteve lutando contra moinhos de vento. Pra mim, um dos melhores da literatura nacional.

    477 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 22397
    • 5 estrelas21%
    • 4 estrelas31%
    • 3 estrelas32%
    • 2 estrelas11%
    • 1 estrelas4%
    Afonso Henriques de Lima Barreto profile picture

    Afonso Henriques de Lima Barreto

    Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922), melhor conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. Era filho de João Henriques de Lima Barreto (mulato nascido escravo) e de Amália Augusta (filha de escrava agregada da família Pereira Carvalho). O seu pai foi tipógrafo. Aprendeu a profissão no Imperial Instituto Artístico, que imprimia o famoso periódico "A Semana Ilustrada". A sua mãe foi educada com esmero, sendo professora da 1ª a 4ª série. Ela morreu cedo e João Henriques trabalhou muito para sustentar os quatro filhos do casal. João Henriques era monarquista, ligado ao Visconde de Ouro Preto, padrinho do futuro escritor. Talvez as lembranças saudosistas do fim do período imperial no Brasil, bem como suas remotas lembranças da Abolição da Escravatura na infância tenham vindo a exercer influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime republicano.

    284 Livros
    579 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Afonso Henriques de Lima Barreto