1599

1599 James Shapiro


Compartilhe


1599


Um Ano na Vida de William Shakespeare




O ano de 1599 foi crucial para o desenvolvimento artístico de Shakespeare, assim como as reviravoltas históricas que ocorreram nesse período. Os elisabetanos passavam por um momento delicado de sua história. Já em idade avançada, a rainha Elizabeth I não transmitia segurança para seu povo, não tinha um herdeiro direto e a rebelião irlandesa não podia ser contida.

O próprio conde de Essex, que gozava de grande simpatia da rainha, era ineficiente na batalha e sua lealdade começava a ser contestada. A Armada Espanhola se aproximava de Londres e traidores e espiões da Scotland Yard estavam por toda a parte. A insegurança da rainha transformou-se em censura, qualquer um que a maldissesse, ainda que minimamente, poderia ser condenado à prisão.

Este livro é tanto sobre o que Shakespeare realizou quanto sobre o que os elisabetanos vivenciaram nesse ano, duas coisas que são quase inextrincáveis: é tão impossível falarmos sobre as peças de Shakespeare sem considerar sua época quanto compreender o que aquela sociedade vivenciou sem dispormos das perspectivas proporcionadas pelo grandioso trabalho do dramaturgo.

Edições (1)

ver mais
1599

Similares

(10) ver mais
Nada como o sol
Elizabeth I
A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare
A Ressurreição dos Deuses

Resenhas para 1599 (3)

ver mais
Shakespeare, um homem do seu tempo
on 23/12/11


(...) Uma excelente leitura. Em alguns momentos, a narrativa ficou um pouco trancada, mas nada que prejudicasse demais a leitura. Recomendo fortemente o livro, tanto para aqueles que estudam a Literatura (como eu) quanto para aqueles que gostam de História, pois o autor encontrou a simbiose exata entre a forma que os acontecimentos históricos podem influenciar a construção literária de um período. Além disso, transformou Shakespeare, aquela figura simpática representada por pinturas qu... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam6
Avaliações 4.2 / 38
5
ranking 46
46%
4
ranking 36
36%
3
ranking 13
13%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Brubs
cadastrou em:
22/02/2011 16:29:24