1789-1799. A Revolução Francesa

1789-1799. A Revolução Francesa Carlos Guilherme Mota


Compartilhe


1789-1799. A Revolução Francesa (Estudos)





Danton, Robespierre, Marat, Saint-Just, Napoleão... "Essa não foi uma época mensurável por critérios humanos cotidianos", observou o historiador Eric Hobsbawm. Diversamente do que julga a atual historiografia conservadora, a Revolução Francesa não acabou.
Condensando várias revoluções numa só Revolução, a década revolucionária 1789-99 continua a fecundar a imaginação contemporânea.

Revolução Francesa constitui, sem sombra de dúvidas, um dos marcos fundantes da modernidade, não só jurídica, política e social, como no que dela resultou em termos de mentalidade, apesar de mais de dois séculos que já nos distanciam daqueles acontecimentos. Suas propostas continuam a fazer parte tanto do léxico das relações de poder quanto dos seus discursos ideológicos nas várias expressões e colorações que assumiram nesse transcurso de tempo e que continuam a verbalizar nas suas projeções do devir. Nessa ótica, a maneira como Carlos Guilherme Mota capta o fenômeno, considerando-o à luz dos debates críticos mais recentes que se travaram na França e no mundo acadêmico internacional por ocasião do bicentenário e posteriormente, e o seu domínio da bibliografia e dos fatos e eventos relacionados – bem como o seu agudo discernimento crítico e combativo empenho no desfazimento de mitologias consagradas mesmo pela academia –, constituem muito mais do que uma mera descrição histórica dos sucessos, dos agentes e dos processos que caracterizaram o período. Pois em "1789-1799: A Revolução Francesa", que a editora Perspectiva publica na sua coleção Estudos, coloca-se ao leitor e ao estudioso uma indagação objetiva e profunda, em que as terríveis lições da História contemporânea estão presentes e, com todo o direito, interrogam o passado também sobre os sentidos dos ideais e das ações humanas em sua materialização na sociedade e na vida dos homens.

História

Edições (2)

ver mais
1789-1799. A Revolução Francesa
1789-1799. A Revolução Francesa

Similares

(8) ver mais
Às Armas, Cidadãos!
Revolução Francesa
Revolução Francesa - Vol. 2
Marat

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Ana
editou em:
12/12/2017 12:08:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR