1964: O Golpe

1964: O Golpe Flávio Tavares


Compartilhe


1964: O Golpe





Livro que esmiúça a participação do governo dos Estados Unidos no golpe que levou à mais longa ditadura da nossa História e reconstrói sua gestação. Aqui estão as tramas secretas, os conluios e as tramoias com que a esquerda e a direita disputavam o controle do poder político e econômico, à sombra das pressões de Washington sobre o Brasil e a América Latina, em plena Guerra Fria.

Flávio Tavares foi um observador atento a tudo isso. Como jornalista político em Brasília nos anos 1960, acompanhou passo a passo os acertos ou desacertos do governo João Goulart e conviveu com os com os principais personagens civis e militares da época. No dia 1º de abril de 1964, no Palácio do Planalto, testemunhou os derradeiros momentos do presidente Jango já em fuga e, agora, revela segredos guardados durante meio século. Mais ainda: 1964: o golpe reconstrói tudo em minúcias e revela como os Estados Unidos financiaram e apoiaram a conspiração, mobilizando até a frota naval pelo Atlântico, na Operação Brother Sam, em apoio aos golpistas. E como depois exigiram do Brasil uma milionária “indenização” pelo deslocamento da esquadra.

Os documentos do governo dos Estados Unidos, aqui mencionados ou transcritos na íntegra, mostram como as fantasias do embaixador norte-americano exacerbaram os medos dos conservadores brasileiros e construíram o golpe ao longo de dois anos e meio.

Edições (1)

ver mais
1964: O Golpe

Similares

(16) ver mais
A radiografia do golpe
Memórias do Esquecimento
A Política em Tempos de Indignação
Em Nome dos Pais

Resenhas para 1964: O Golpe (3)

ver mais
Relato minucioso
on 29/8/16


Trás um relato minucioso dos momentos antes do golpe de 1964 até o exílio e morte de Jango. Demonstra todo o envolvimento da CIA e do fanatismo fantasioso do perigo de uma revolução comunista. Por fim trás a documentação liberada pela CIA como lastro dos fatos narrados no livro. Quem quer ter uma boa noção de como tudo aconteceu este é um ótimo livro!... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.3 / 33
5
ranking 52
52%
4
ranking 30
30%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Mariana
cadastrou em:
04/04/2014 12:45:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR