2001 - Uma Odisséia no Espaço

2001 - Uma Odisséia no Espaço Arthur C. Clarke


Compartilhe


2001 - Uma Odisséia no Espaço





No alvorecer da Humanidade, a fonte de inspiração para a evolução da espécie humana '...'
Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito negro, soterrado na Lua, deixa os cientistas americanos perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço exterior a Discovery One, uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por HAL 9000, um computador autoconsciente.

|...| Cientistas da base lunar americana em Clavius descobrem um artefato de origem alienígena. Ao perceberem que o artefato AMT-1 se comunica com algo em *Jápeto* (a terceira maior lua saturniana), organizam uma expedição ao Espaço profundo para investigar as surpreendentes evidências de inteligência extraterrestre: É preciso encontrá-la. Seja onde for. Seja quem for. . .
O computador da nave, porém, dotado de alto grau de inteligência, apresenta avarias e não pretende ser desligado!

|...| A missão a ser cumprida - através do abismo do espaço profundo - começou com o encontro do AMT-1, uma estranha formação monolítica numa da crateras lunares. Não há a menor possibilidade deste monólito negro ser uma formação natural, principalmente porque ele emite sinais de rádio inexplicáveis... Seria um cartão de visitas deliberadamente enterrado na Lua, deixado por uma inteligência alienígena desconhecida há milhões de anos atrás?

2001 -- Uma Odisséia no Espaço -- Baseado no roteiro cinematográfico de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke.
2001 é uma das grandes novelas da Ficção Científica!
====
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Discovery_One
https://saturn.jpl.nasa.gov/resources/73/sir-arthur-c-clarkes-2007-iapetus-flyby-greeting/
[Chapter 35 in the novel is titled 'The Eye of Iapetus']
This is a particularly exciting moment for fans of 2001: A Space Odyssey - because that's where the lone astronaut Dave Bowman discovers the Saturn monolith, which turns out to be a gateway to the Stars.
====
[Sobre o Autor] : Na obra de Arthur C. Clarke podemos perceber a influência de Olaf Stapledon (1886 - 1950), cujos livros "Star Maker" e "Last and First Man" abordaram múltiplas fases da evolução humana ao longo de incomensuráveis escalas de tempo. Outra grande influência está no trabalho do visionário futurista e cientista espacial russo Konstantin Tsiolkovsky: "A Terra é o berço da mente, mas a Humanidade não pode continuar em seu berço para sempre". Quando "2001" foi lançado (em Abril de1968), Clarke era reconhecido como prolífico e fantástico autor de contos e romances da Ficção Científica e grande defensor da expansão humana pelo Sistema Solar; suas ideias e artigos científicos valorizados como documentos importantes da Era Espacial e da Revolução da Informação.

Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
2001: Uma Odisseia no Espaço
2001: Uma Odisséia no Espaço
2001 - Uma Odisséia no Espaço
2001: Uma Odisséia no Espaço

Similares

(91) ver mais
O Fim da Infância
2010: Segunda Odisseia
O Fim da Eternidade
Box Trilogia da Fundação

Resenhas para 2001 - Uma Odisséia no Espaço (14)

ver mais
Bela odisséia
on 21/5/11


2001, Uma Odisséia Espacial foi um livro que devorei rapidamente e recordo de seu conteúdo como se fosse um filme visto, ainda que tenha assistido posteriormente à versão filmada. Inegavelmente o livro é superior em descrever cenas e situações que não se pode repetir na tela. O livro começa na aurora da humanidade, com alguns homens macacos lutando. Um monolito negro então aparece um dia e os homens-macacos, hipnotizados, se reúnem ao redor do monolito. Alguns dias os macacos são indu... leia mais

Vídeos 2001 - Uma Odisséia no Espaço (2)

ver mais
2001: Uma Odisséia no Espaço - Arthur C. Clarke | Editora Aleph

2001: Uma Odisséia no Espaço - Arthur C. Clar


Estatísticas

Desejam145
Trocam1
Avaliações 4.4 / 316
5
ranking 56
56%
4
ranking 30
30%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Wilson Nunes
cadastrou em:
11/12/2015 14:13:04
Pedro
editou em:
15/06/2023 14:50:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR