24 contos

24 contos F. Scott Fitzgerald


Compartilhe


24 contos (Coleção Listrada)





Conhecido por romances como O grande Gatsby, que fizeram dele o cronista maior dos "loucos anos 20", F. Scott Fitzgerald foi também um contista inspirado e fascinante. Esta nova antologia traz a fina flor da narrativa breve de F. Scott Fitzgerald, selecionada e traduzida por Ruy Castro.

Famoso por romances como O grande Gatsby, Suave é a noite e Este lado do paraíso, F. Scott Fitzgerald merece igualmente constar entre os grandes contistas do século XX. Ao longo de sua carreira, escreveu cerca de 160 contos, com os quais ganhava a vida, afiava o domínio da narrativa sinuosa e do diálogo cortante, e firmava junto ao público o seu lugar de grande cronista da Era do Jazz.

Ambientados em Nova York ou Paris, na Suíça ou na Riviera, os 24 contos que Ruy Castro reuniu neste volume acompanham a juventude dourada americana dos anos 20, no seu vaivém entre o Velho e o Novo Mundo; adentram a década seguinte, marcada pelo crash de 1929; e terminam na Califórnia, pouco antes da Segunda Guerra, onde o autor, falido e decadente, tentava a sorte em Hollywood.

Homens bonitos e frágeis, moças petulantes de cabelo à la garçonne, milionários chucros cometendo gafes em Paris, bêbados e ingênuos de todo tipo povoam as festas, hotéis, praias e mansões dos contos de Fitzgerald. Mas ele não escrevia apenas para registrar e celebrar a vida efervescente a seu redor: procurava transformar em arte seus longos anos de migração, excesso e sofrimento ao lado da esposa, Zelda.

A atmosfera luminosa de despreocupação e opulência de tantos dos contos de Fitzgerald serve como pano de fundo para histórias de perda: da beleza, do dinheiro, da dignidade e, pior que tudo, da juventude.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
24 contos

Similares

(9) ver mais
Estilhaços de Inspirações
Contos de amor do século XIX
I
The Last Tycoon

Resenhas para 24 contos (7)

ver mais
24 Contos de F. Scott Fitzgerald
on 18/5/11


Sempre que me perguntam sobre qual livro ler de um escritor, eu costumo fugir da indicação óbvia dos grandes romances caso ele tenha também criado uma série de contos. O que funciona em ter uma coletânea de contos como porta de entrada para o universo de um autor é que serve como pequenas amostra grátis, aperitivos ou seja lá qual for o termo que achar mais apropriado para uma breve experiência do que será ler algo escrito por essa pessoa. Como contos são breves, se for ruim você não p... leia mais

Vídeos 24 contos (2)

ver mais
VLOGÃO ANIVERSÁRIO PERFEITO: Lovecraft, Poe, Fitzgerald, filme Preto e Branco, Chanel nº5 e Lana

VLOGÃO ANIVERSÁRIO PERFEITO: Lovecraft, Poe,

DEU A LOUCA NO RUBENS: TBR - TUDO O QUE QUERO LER EM JUNHO, ANIVERSÁRIO DO RUBENS E DO LER VICIA

DEU A LOUCA NO RUBENS: TBR - TUDO O QUE QUERO


Estatísticas

Desejam255
Trocam1
Avaliações 4.3 / 163
5
ranking 49
49%
4
ranking 38
38%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Marlo R. R. López
cadastrou em:
15/04/2009 22:39:11
Alê | @alexandrejjr
editou em:
10/04/2023 08:45:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR