24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono

24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono Jonathan Crary


Compartilhe


24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono (Exit)





A disponibilidade para consumir, trabalhar, compartilhar, responder, 24 horas por dia, 7 dias por semana, parece ser a tônica da contemporaneidade. Jonathan Crary faz um panorama vertiginoso de um mundo cuja lógica não se prende mais a limites de tempo e espaço. Uma sociedade que funciona sob uma ordem que põe à prova até mesmo a necessidade de repouso do ser humano - a última fronteira ainda não ultrapassada pela ação do mercado.

No entanto, o capitalismo já se movimenta no sentido de se apoderar dessa esfera da vida: é o caso, por exemplo, das pesquisas científicas que buscam a fórmula para criar o "homem sem sono". Embora o sono não possa ser completamente eliminado, pode ser profundamente atingido. Estudos sobre formas mais eficazes de tortura e sobre a criação de um estado de vigilância mais duradouro, que eram inicialmente restritos ao campo das técnicas militares, hoje visam atingir também trabalhadores e consumidores.

Passando por referências como Godard, Deleuze, Aristóteles, Arendt e inúmeras outras, o livro ressalta ainda a importância do universo onírico, ameaçado pelas visões atuais que "tratam o sonho como um mero ajuste autorregulatório da sobrecarga sensorial da vigília". 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono é uma instigante e perturbadora análise da realidade contemporânea.

Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono

Similares

(11) ver mais
Big Tech
Depois do Futuro
Reinvenção da intimidade
Desobedecer

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 13
5
ranking 54
54%
4
ranking 38
38%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

João gregorio
cadastrou em:
25/07/2017 15:04:32
Fernando
editou em:
27/03/2023 16:38:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR