A abadia de Northanger

A abadia de Northanger Jane Austen


Compartilhe


A abadia de Northanger





A abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.

Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens.

Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen.

Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (23)

ver mais
A abadia de Northanger
A Abadia de Northanger
A Abadia de Northanger
A Abadia de Northanger

Similares

(51) ver mais
Grandes Obras de Jane Austen
Mansfield Park
Mansfield Park
Jane and the Unpleasantness at Scargrave Manor

Resenhas para A abadia de Northanger (488)

ver mais
A Abadia de Northanger
on 27/7/20


Eu achei esse livro bem diferente dos outros livros da Jane Austen, começando com a narrativa dele que é bem peculiar, parece que temos um narrador que até chama a personagem como a heroína da história, como uma referência aos livros que ela gosta de ler. A personagem gosta de livros de suspense e terror e aqueles que tem heroínas, daí quando ela chega nessa casa, ela acaba criando seu próprio mistério sobre esse lugar e os moradores dali, como se fossem uma história dos livros que ... leia mais

Vídeos A abadia de Northanger (7)

ver mais
Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Austen

Folheando ABADIA DE NORTHANGER, de Jane Auste

Resenha: A Abadia de Northanger, de Jane Austen

Resenha: A Abadia de Northanger, de Jane Aust

Abadia de Northanger (Jane Austen) | Tatiana Feltrin

Abadia de Northanger (Jane Austen) | Tatiana


Estatísticas

Desejam1.804
Trocam40
Avaliações 4.0 / 6.061
5
ranking 35
35%
4
ranking 39
39%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

5%

95%

Letícia Novaes
cadastrou em:
04/09/2019 15:24:46
Jenifer
editou em:
22/01/2020 20:14:50