A Alma do Mundo

A Alma do Mundo Roger Scruton


Compartilhe


A Alma do Mundo


A Experiência do Sagrado Contra o Ataque dos Ateísmos Contemporâneos




O renomado filósofo Roger Scruton argumenta que nossos relacionamentos pessoais, intuições morais e julgamentos estéticos implicam na existência de uma dimensão transcendental que não pode ser completamente compreendida pelo olhar da ciência. Em vez de apresentar uma defesa da existência de Deus, ou da verdade da religião, o que o autor propõe neste livro é uma reflexão sobre por que o sentimento do sagrado é essencial à vida humana, e o que a perda dele pode significar.

Ao analisar arte, arquitetura, música e literatura, Scruton sugere que as formas mais puras da experiência e da expressão humana contam a história da nossa necessidade do sagrado, e que esta busca dá ao mundo uma alma. A alma do mundo conclui, portanto, que, mesmo com o papel cada vez menor do sagrado no mundo contemporâneo, os caminhos à transcendência permanecem abertos.

Ensaios / Filosofia

Edições (1)

ver mais
A Alma do Mundo

Similares

(12) ver mais
Religião para Ateus
Os Dez Mandamentos (+ Um)
Filosofia para corajosos
Nossa Cultura... Ou o Que Restou Dela

Resenhas para A Alma do Mundo (2)

ver mais
Extremamente profundo e de ampla aplicação
on 17/11/17


A forma que Scruton lida com cada tema é impressionante. O conceito de pessoa, relacionamentos humanos, apreciação da arte (em especial a música), entre outros. Cada tema é abordado com uma profundidade incrível. Para cristãos protestantes como eu, alguns pontos não iremos concordar, contudo isso nada reduz a qualidade do livro, que está entre os meus favoritos.... leia mais

Vídeos A Alma do Mundo (1)

ver mais
A Alma do Mundo - Roger Scruton

A Alma do Mundo - Roger Scruton


Estatísticas

Desejam54
Trocam2
Avaliações 4.0 / 27
5
ranking 44
44%
4
ranking 30
30%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

70%

30%

João gregorio
cadastrou em:
30/05/2017 14:26:55
Cioran E.
editou em:
12/06/2017 18:05:55