A Arte de Ler

A Arte de Ler Émile Faguet




A Arte de Ler





Certa vez, o escritor e filósofo francês Voltaire disse: “Lê-se muito pouco. E, entre os que desejam se instruir, a maioria lê muito mal.” Voltaire talvez repensasse essa afirmação se soubesse que essa maioria que “lê muito mal” simplesmente o faz por não saber como ler.



Isso quer dizer que a leitura nada mais é do que técnica? Sim, e não apenas uma, mas um conjunto delas — é o que afirma Émile Faguet, autor de A arte de ler, que chega às livrarias com o selo da editora Casa da Palavra, traduzido por Adriana Lisboa.



Escrito no início do século XX, o livro permanece atual quase 100 anos após sua primeira publicação (1911), principalmente quando se leva em conta o excesso de informação dos dias atuais, em que a otimização da leitura se faz oportuna. “A arte de ler é a arte de pensar com um pouco de ajuda”, disse Faguet. Dessa forma, o autor sugere o primeiro passo para um melhor aproveitamento de qualquer livro: identificar os objetivos da leitura e os diferentes tipos de livros, bem como suas particularidades.

Edições (1)

ver mais
A Arte de Ler

Similares

(5) ver mais
O Leitor Apaixonado
A Arte de Ler
Como Um Romance
Para ler como um escritor

Resenhas para A Arte de Ler (2)

ver mais
on 24/5/16


Quais são os tipos de leitura existentes? Há diversas formas de se ler determinadas obras? Como definir os vários tipos de leitura? Diferentes autores merecem diferentes leitores ou leituras? São esses e outros questionamentos que o autor busca responder nesta singela e interessante obra, discorrendo sobre a arte da leitura. Situadas em pouco mais de 140 páginas estão as delimitações sobre a leitura e suas formas tracejadas pelo autor. Tratam-se de minuciosas análises sobre as form... leia mais

Estatísticas

Desejam136
Trocam1
Avaliações 3.9 / 39
5
ranking 41
41%
4
ranking 21
21%
3
ranking 31
31%
2
ranking 3
3%
1
ranking 5
5%

29%

71%

Tiago Ribeiro
cadastrou em:
13/06/2009 15:21:50