A arte de ler

A arte de ler Michèle Petit


Compartilhe


A arte de ler


Ou como resistir à adversidade




"Aquele livro me deu a força necessária para enfrentar a virada decisiva de minha vida, aceitar que eu não era mais o mesmo, suportar sê-lo com meus amigos que não compartilhavam o que eu pensava e que tive que enfrentar para defender minha nova maneira de ver a vida..."

O depoimento acima, de um jovem morador de um dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, é apenas um entre as dezenas de testemunhos sobre a importância da literatura - tomada aqui num sentido amplo, que inclui histórias em quadrinhos e relatos orais, além dos gêneros tradicionais da poesia, do conto e do romance - na formação do sujeito, e o papel que ela desempenha em contextos de crise.

Comentando experiências de mediadores de leitura em contextos adversos, especialmente em países da América Latina, entre eles o Brasil, neste A arte de ler a antropóloga francesa Michèle Petit amplia os temas e aprofunda as análises de seu Os jovens e a leitura, publicado em 2008 pela Editora 34. Com um olhar interessado e uma sólida bagagem intelectual, investiga as diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar como educadora da sensibilidade, ao mesmo tempo em que se afirma como um poderoso instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social.

Ensaios / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A arte de ler

Similares

(16) ver mais
Os jovens e a leitura
O leitor apaixonado
A Arte de Ler
O Clube do Livro do Fim da Vida

Resenhas para A arte de ler (11)

ver mais
"Quando leio, ponho o dedo na ferida e no luto como se toca com mãos nuas a corrente
on 22/5/14


Recentemente me propus a ler alguns livros sobre livros, que possuam como tema principal a leitura, os leitores, a literatura, a escrita e/ou os livros. A arte de ler ou como resistir à adversidade foi a segunda leitura concluída desse meu projeto e o primeiro que irei esboçar em análise aqui. Ele veio para fazer exatamente o que espero desse projeto: potencializar meu amor pelos livros e pela leitura e alimentar meu cabedal de conhecimentos nessa área, me dando material mais que sufic... leia mais

Estatísticas

Desejam120
Trocam2
Avaliações 4.3 / 119
5
ranking 51
51%
4
ranking 38
38%
3
ranking 8
8%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

26%

74%

Lia
cadastrou em:
29/03/2010 20:01:55
Jenifer
editou em:
30/07/2019 18:30:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR