A arte de pesquisar

A arte de pesquisar Mirian Goldenberg


Compartilhe


A arte de pesquisar


Como fazer uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais




A antropóloga Mirian Goldenberg, autora de Toda mulher é meio Leila Diniz e A outra, está diante de um novo desafio: mostrar que a pesquisa científica não se reduz a meia dúzia de regras preestabelecidas. Em A ARTE DE PESQUISAR, lançamento da Editora Record, ela ensina aos futuros pesquisadores a importância do “olhar científico”. Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade possível.

Em A ARTE DE PESQUISAR, Mirian Goldenberg discute a utilização de técnicas e métodos qualitativos de pesquisa, principalmente nas ciências sociais. Para isso, aborda, de forma inédita no Brasil, a origem da pesquisa qualitativa. Este livro, porém, não é só teoria. Parte da obra é dedicada à prática, ensinando os leitores a construir um projeto de pesquisa, a fazer entrevistas e questionários, além de trazer um glossário com os principais termos utilizados na pesquisa qualitativa.

Edições (1)

ver mais
A arte de pesquisar

Similares

(5) ver mais
Corpo, Envelhecimento e Felicidade
Outsiders
Os Usos Sociais da Ciência
Cibercultura

Resenhas para A arte de pesquisar (9)

ver mais
on 22/2/20


Serve um pouco para nos aproximar do processo de escrever um projeto, mas me pareceu um pouco ultrapassado em alguns aspectos.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.0 / 80
5
ranking 33
33%
4
ranking 41
41%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Mateus
cadastrou em:
30/12/2009 10:54:08