A arte de purificar o coração

A arte de purificar o coração Tomás Spidlík


Compartilhe


A arte de purificar o coração





A pureza do coração, a que se promete no Evangelho na bem-aventurança da visão de Deus, suma de toda oração, foi desde as origens o ideal monástico, perseguido com sabedoria e perseverança por meio da disciplina adotada pelos monges.

O autor, profundo conhecedor dessa literatura espiritual, situa o monge no campo do combate espiritual entre o bem e o mal, aquele contra o demônio, que nos penetra na alma quando cedemos às suas tentativas e aceitamos discutir com ele, sem rejeitá-lo desde o início, como fez Jesus. Desperta então o demônio, por suas propostas retorcidas, as inclinações e pensamentos que habitam em nós e nos desencaminham da fidelidade ao Senhor.

Por isso, o pessoa que se dedica à oração, precisa ser sobretudo vigilante, discernir os espíritos, identificar os pensamentos viciosos classificados desde as origens do monaquismo em oito grandes tipos, doutrina que está na origem dos vícios capitais, e empenhar-se, inclusive com o auxílio de técnicas de meditação, bem conhecidas dos hesicastas, na oração no coração, oração de Jesus, que até hoje prevalece no centro da tradição monástica oriental. A obra do pe. Tomás Spidlík serve de guia para se compreender e praticar a espiritualidade dos monges do Oriente.

Edições (2)

ver mais
A arte de purificar o coração
A arte de purificar o coração

Similares


Resenhas para A arte de purificar o coração (0)

ver mais
Leitura interessante
on 30/12/20


Não tenho outra palavra para descrever esse livro. Eu achei bem interessante como o autor consegue te abrir os olhos para as diferentes situações que nos trazem mais para baixo e nos deixam mais distantes de Deus. Pode parecer que sabemos diferenciar o que é bom do que é ruim, mas a verdade é que no dia a dia as duas coisas se misturam com tanta facilidade que chegamos a confundir os dois. Esse livro dá exemplos de como identificar isso. Por ser pequeno, é excelente para ser relido e r... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 15
5
ranking 67
67%
4
ranking 27
27%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

58%

43%

Carlos Neiva
cadastrou em:
28/10/2012 15:50:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR