A Arte Militar

A Arte Militar Vegécio

Compartilhe


A Arte Militar





Flávio Renato Vegécio viveu entre a segunda metade de 300 d.C. e os primórdios de 400. Foi testemunha da progressiva decadência do Império Romano do Ocidente e dos antigos valores da civilização latina.
Na época de Vegécio, a força coercitiva da “lex” latina e do instrumento militar sofreu abalos sensíveis e largamente difundidos, de tal modo que os fermentos de independência e de rebelião, especialmente nas regiões mais distantes, transformaram-se em contestação aberta e determinaram tensões mais ou menos incontroláveis.
As pressões iniciais dos bárbaros nas fronteiras transformaram-se progressivamente em autênticas invasões, que Roma teve de aceitar como “estado de fato”, vez que não dispunha de estruturas suficientes para extinguir o fenômeno desde o princípio ou, ao menos, para contê-lo.
Na verdade, o Exército romano estava atravessando uma das mais dramáticas crises de sua gloriosa história.
O objetivo declarado de A Arte Militar era o de favorecer uma revivescência das estruturas, dos métodos adestradores e dos procedimentos operacionais do Exército, que no passado se colocara como exemplo de racionalidade organizadora e de consequente prontidão.
Com tal discernimento, Vegécio dirige um apelo apaixonado ao Imperador (provavelmente Valentiniano II) para solicitar-lhe a intervenção reformadora e estimular-lhe a vontade restauradora das antigas glórias.
A Arte Militar é o mais conhecido dentre os tratados consagrados por autores gregos e latinos à arte da guerra que chegaram até os nossos dias. A obra é uma inexaurível mina de informações, observações e aspectos técnicos-táticos da “militariedade” romana, e os analisa com minuciosa atenção e com deduções racionais, mesmo que em suas linhas transpareça a falta de específica experiência pessoal do escritos.
A prosa de Vegécio não apresenta particular valor estilístico. Ele é um fiel recolhedor de notícias e persegue o objetivo de comunica-las com simplicidade e honestidade. Merece destaque a terminologia militar apropriada, que faz do ilustre escritor uma fonte mais ou menos completa no setor, no que diz respeito ao mundo latino, e não apenas neste.

Edições (1)

ver mais
A Arte Militar

Similares

(4) ver mais
Atentados Políticos
Vidas Paralelas
Vidas Paralelas
The lives of the noble grecians and romans

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

72%

28%

honelao
cadastrou em:
13/06/2011 14:30:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR