A Balada de Leithian

A Balada de Leithian J. R. R. Tolkien


Compartilhe


A Balada de Leithian


O Poema




Depois da ruína de sua terra na Batalha das Chamas Repentinas, Beren fugiu para o reino de Doriath. Lá ele encontrou a elfa Lúthien, e se apaixonaram um pelo outro. Thingol, pai de Lúthien, não queria que sua filha se case com um homem mortal. Então ele pede uma Silmaril a Beren, uma das jóias abençoadas que Morgoth havia roubado dos Elfos, como um preço pela sua filha. Com a ajuda de Huan e de Finrod Felagund, Beren e Lúthien derrotaram Sauron e vieram a Angband, onde roubaram uma Silmaril da coroa de Morgoth. O poema interminado acaba quando encontram o lobo Carcharoth nos portões de Angband Além da história principal, o poema também conta muitos eventos que aconteceram antes, como o encontro de Thingol e Melian, o Juramento de Fëanor, o retorno dos Noldor, a Guerra de Beleriand e o duelo de Fingolfin e Morgoth.

A Balada de Leithian, no inglês Lay of Leithian, é um poema incompleto escrito por J.R.R.Tolkien, e significa Libertação do Cativeiro. Conta a história do amor entre o homem mortal Beren, e a donzela elfa Lúthien. O poema consiste em cerca de 4200 versos. Foi publicado após a morte de Tolkien no livro The Lays of Beleriand. Sua precedência é encontrada nos manuscritos do conto Galês Culhwch and Olwen e Red Book of Hergest e no primitivo White Book of Rhydderch.

Edições (2)

ver mais
A Balada de Leithian
A Balada de Leithian

Similares

(1) ver mais
Poesia Na Alma

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Lameuslivros
cadastrou em:
11/05/2013 19:00:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR