A Bela e A Fera

A Bela e A Fera Clarice Lispector


Compartilhe


A Bela e A Fera


Edição Comemorativa




A bela e a fera é uma das obras de Clarice Lispector que exalam a capacidade criadora e o poder de imaginação da estrela maior da literatura de autoria feminina no Brasil. As ideias que nutrem estes oito contos, escritos em 1940 e 1941 (parte I) e 1977 (parte II), recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras que termina por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas. Ninguém consegue ficar indiferente a essas ideias. Elas estimulam o lado mais criativo e belo que há em cada um de nós, talvez porque “o nascimento de uma ideia é precedido por uma longa gestação” – como nos diz a narradora de “História interrompida”.

Leitora de Heidegger, Clarice nos transmite a visão de que a tranquilidade e a normalidade do cotidiano são aparentes, e o que importa é uma compreensão mais profunda do ser humano. Capaz de construir enredos e personagens inusitados a partir das situações mais banais que cada um de nós vivencia, ela nos dá a chave para romper com uma realidade que em geral é vista como imóvel ou imutável. Por isso, esta obra, como todas as suas outras, é uma lição de vida. O tom confessional de diário, de conversa ao pé do ouvido, que é a tônica de seu estilo, registra, nestes contos, a enigmática reação das personagens femininas contra a repressão patriarcal, e mostra que a conquista da independência da mulher passa pela busca do próprio eu: “Senti que podia. Fora feita para libertar. Libertar era uma palavra imensa, cheia de mistérios e dores” – já descobrira Tuda, a protagonista adolescente de “Gertrudes pede um conselho”. O posfácio é de Claufe Rodrigues.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
A Bela e A Fera
A Bela e a Fera
A Bela e a Fera
A Bela e a Fera

Similares

(9) ver mais
O Lustre
Para Não Esquecer
Mulheres que não sabem chorar
Bela

Resenhas para A Bela e A Fera (30)

ver mais
-
on 19/4/11


Antes de ler uma obra de Clarice Lispector sempre ouvia praticamente o mesmo comentário: '' Os livros de C. L. são ótimos, mas para compreender o que ela diz, é necessário um certo tipo de preparo psicológico! '' Este livro, A Bela e A Fera, é composto de vários contos, e pra ser sincero não entendi alguns. Dos poucos que compreendi gostei mais do conto 'A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS', em que a bela , após sair de um famoso salão de beleza, depara-se a um mendigo com ... leia mais

Estatísticas

Desejam345
Trocam10
Avaliações 4.1 / 1.105
5
ranking 43
43%
4
ranking 32
32%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

20%

80%

Luiza Helena (@balaiodebabados)
cadastrou em:
18/04/2020 08:22:43
Pri Paiva
editou em:
25/05/2020 17:29:21
Pri Paiva
aprovou em:
25/05/2020 17:30:01