A Bibliotecária de Auschwitz

A Bibliotecária de Auschwitz Antonio G. Iturbe


Compartilhe


A Bibliotecária de Auschwitz





Um emocionante romance baseado na história verídica de uma jovem checa, a bibliotecária do Bloco 31, de Auschitwz – Dita Dorachova - com quem o autor teve oportunidade de falar e que resgata do esquecimento uma das mais comoventes histórias de heroísmo cultural.
Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável.
O Bloco 31 tinha 500 crianças, e neste lugar onde os livros eram proibidos, a jovem Dita escondia todas as noites os frágeis oito volumes da biblioteca mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu.
No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias».
Um livro diferente de tudo o que já leu sobre o Holocausto e de que poucos têm conhecimento. Pela primeira vez ficamos a saber da existência de livros num campo de extermínio.
Minuciosamente documentado, e tendo como base o testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31, este livro conta a
história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livro, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz.
Este livro é uma homenagem a Dita, com quem o autor tanto aprendeu, e à memória e valentia de Fredy Hirsh, o infatigável instrutor judeu do Bloco 31 que criou em segredo uma pequena escola e uma ainda mais minúscula biblioteca, apenas com oito livros.

Literatura Estrangeira / Drama

Edições (3)

ver mais
A bibliotecária de Auschwitz
A bibliotecária de Auschwitz
A Bibliotecária de Auschwitz

Similares

(25) ver mais
The Librarian of Auschwitz
As 999 primeiras mulheres de Auschwitz
Canções de ninar de Auschwitz
A menina que roubava livros

Resenhas para A Bibliotecária de Auschwitz (279)

ver mais
Sem palavras...
on 12/7/14


Uma resenha desse livro se resume ao seguinte: Estou com vergonha. Muita vergonha por reclamar tanto por tão pouco. Em contrapartida, como o próprio livro diz, "quando você começa a se irritar com as pequenas coisas é sinal de que a vida voltou ao normal". É isso. Se nos irritamos e nos preocupamos com coisas tão pequenas, é porque não temos grandes sofrimentos. Que bom por isso. Livro com uma narrativa boa, impactante, a leitura me prendeu facilmente. É bom saber que seres humanos pod... leia mais

Vídeos A Bibliotecária de Auschwitz (3)

ver mais
Resenha Bibliotecária de Auschwitz

Resenha Bibliotecária de Auschwitz

A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ     (Abstração)

A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ (Abstração)

? A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ - Antonio G Iturbe | RESENHA

? A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ - Antonio G It


Estatísticas

Desejam1.346
Trocam21
Avaliações 4.5 / 3.123
5
ranking 66
66%
4
ranking 26
26%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Hannah
cadastrou em:
09/11/2013 06:38:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR