A Borra do Café

A Borra do Café Mario Benedetti


Compartilhe


A Borra do Café





Em "A borra do café", Mario Benedetti mescla memória e invenção e resgata as lembranças de sua infância em Montevidéu para construir uma narrativa lírica, profunda, sobre as surpresas e as dificuldades do amadurecimento. Com seu peculiar lirismo e habilidade narrativa, o autor relata pequenos acontecimentos de uma vida distante, fazendo com que o leitor reconheça a si mesmo.

Na figura do jovem Claudio, o consagrado escritor uruguaio, autor de A trégua, reinventa muitas passagens marcantes de sua própria vida: as brincadeiras de rua com os amigos, as constantes mudanças de bairro com a família, a trágica morte da mãe e a descoberta do amor e do sexo.

Em seu texto de apresentação do livro, a escritora Martha Medeiros destaca que toda história de infância corre o risco de parecer piegas. Mas que, no caso Benedetti, a narrativa escapa desta sina, graças ao talento do escritor. Ressalta ainda que, com mais de 80 livros publicados, a poesia comum a seus livros jamais o deixou na mão, mesmo quando não era um poema o que escrevia. “Fosse um manifesto político ou uma história contemporânea, sua emoção permaneceu desinfetada de lugares-comuns”, descreve.

“E não foi diferente quando escreveu A borra do café, que conta a história de um garoto de Montevidéu que se apaixonou primeiro pela professora e depois por uma menina que ele não sabia se existia ou se era fruto da sua imaginação. Um dia, descobriu o cadáver de um mendigo, confrontando-se com a morte pela primeira vez, e logo perdeu a mãe, aos 12 anos, tendo com a morte uma intimidade ainda mais indesejável. De primeiras, segundas, terceiras vezes se faz essa ficção com jeito de biografia. Benedetti nos conduz com humor e lirismo às suas aventuras e desventuras, tenham sido elas vividas ou inventadas”, aponta a escritora em seu texto de orelha.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
A Borra do Café
A Borra do Café
La borra del café
A Borra do Café

Similares

(6) ver mais
Chamada Telefônica
A Trégua
El reino de los cielos
O Bigode / A Colônia De Férias

Resenhas para A Borra do Café (16)

ver mais
Revisitando a infância.
on 15/7/14


"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." (Albert Einstein) Quando você mistura café moído com água quente e o serve não filtrado, a bebida resultante muito concentrada é chamada de café Turco, um tipo de café muito tradicional na Turquia, Grécia e Oriente Médio. Esta bebida inspirou a prática da Cafeomancia, usada para adivinhar o futuro através da leitura da borra de café que aparece na parede e no fundo da xícara, depois de bebê-l... leia mais

Estatísticas

Desejam77
Trocam1
Avaliações 4.1 / 248
5
ranking 41
41%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Lia
cadastrou em:
25/02/2009 17:51:34
Bruno.Brauer
editou em:
25/04/2019 16:10:38