A Canção da Meia-Noite de Henry James

A Canção da Meia-Noite de Henry James Henry James


Compartilhe


A Canção da Meia-Noite de Henry James





Em uma noite sombria e chuvosa, um professor encontra um misterioso manuscrito que revela o que seria uma "história real e secreta" de uma série de assassinatos de mulheres no final do século em Viena. A partir desta história fantástica, Carol de Chellis Hill recria em A CANÇÃO DA MEIA-NOITE DE HENRY JAMES a atmosfera fin-de-siècle e todos os personagens que transitavam pelas ruas e praças da cidade sacudida pelo florescimento de movimentos musicais, artísticos, literários e psicanalíticos.

Um dos corpos é encontrado - e, logo depois, desaparece - na casa de ninguém menos que Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Tentando esconder o escândalo, Freud atribui o evento à histeria coletiva. Mas esse não é o único segredo que ele tenta esconder. Entre as sessões de análise e teorias sobre a sexualidade, Freud mantém um relacionamento com sua cunhada, protege o amigo Fliess - que realizou uma operação malsucedida em um dos seus pacientes - e encobre o caso de Jung com Sabina Spielrien, uma de suas pacientes mais brilhantes.

Para solucionar o caso, o detetive Maurice LeBlanc é convidado pelas autoridades para ajudá-los nas investigações. Ele acaba descobrindo uma rede de segredos e mentiras e uma lista de supeitos. Nela estão Henry James, que tenta encobrir sua culpa pelo suicídio de um amigo, pelo assassinato de seu gato e pela leitura clandestina de romances de segunda categoria; Carl Jung, que não admite que Sabina é sua amante; Edith Wharton, que esconde sua paixão por um repórter; e Freud.

De certa forma, o livro também apresenta outros assassinatos: o de Deus por Nietzsche; o do universo newtoniano por Einstein; a idéia de ego por Ernst Mach. Eleito um dos melhores livros de 1993 pela revista Publishers Weekly, A CANÇÃO DA MEIA-NOITE DE HENRY JAMES, mais do que um romance de suspense, serve como reflexão das paranóias do final do século passado que ameaçam se repetir neste fim de milênio.

Edições (2)

ver mais
A Canção da Meia-Noite de Henry James
Henry James

Similares

(55) ver mais
Uma Idéia do Doutor Watson
Ambrose Bierce e a Dama de Espadas
O Pálido Olho Azul
O Trio da Dama Negra

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 3.0 / 13
5
ranking 23
23%
4
ranking 0
0%
3
ranking 38
38%
2
ranking 38
38%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Geovana
cadastrou em:
06/01/2009 23:36:34