A casa do silêncio

A casa do silêncio Orhan Pamuk


Compartilhe


A casa do silêncio





Segundo romance de Orhan Pamuk, A casa do silêncio narra um encontro de gerações numa Turquia em tumulto durante os anos da Guerra Fria.

Numa mansão decadente de uma vila de pescadores na costa da Turquia, a viúva Fatma espera pela visita anual de seus netos: Faruk, um historiador disperso; sua irmã sensível e esquerdista, Nilgün; e Metin, um colegial deslumbrado que sonha conquistar o mesmo padrão de consumo de seus colegas abastados e ir morar nos Estados Unidos.

Acamada, Fatma é assistida pelo sempre solícito Recep, um anão - e filho ilegítimo de seu falecido marido. Ambos dividem memórias - e dores - do passado. Mas a chegada do sobrinho de Recep, Hasan, um inveterado nacionalista de direita, ameaça jogar a família no cataclismo político que emerge da longa batalha da Turquia em busca da modernidade.

Publicado pela primeira vez no início dos anos 1980, o romance reflete a turbulência política do país, governado entre 1980 e 1983 pelas Forças Armadas, e naquele momento peça decisiva no tabuleiro da Guerra Fria, tema que atravessa a narrativa de ponta a ponta. Repleto de passagens comoventes, hilariantes e por vezes amedrontadoras, A casa do silêncio pulsa com o entusiasmo próprio de um trabalho de juventude, ao mesmo tempo em que traz provas evidentes do talento e maturidade que anos mais tarde seriam reconhecidos em todo o mundo e valeriam a Pamuk o prêmio Nobel.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A casa do silêncio
A Casa do Silêncio

Similares

(7) ver mais
O livro negro
O castelo branco
Desonra
Outras cores

Resenhas para A casa do silêncio (22)

ver mais
A casa do silêncio, de Orhan Pamuk

Apesar de não ser um dos seus romances mais famosos, “A casa do silêncio” foi o primeiro livro que li do autor turco, Vencedor do Prêmio Nobel de literatura em 2006. Me interessei pelo contexto histórico e social que o livro prometia apresentar: Turquia do início da década de 80, quando o país era governado pelos militares. Mas, ao final da leitura, percebi que a proposta da obra é muito mais íntima e subjetiva, levando o leitor para dentro da cabeça dos personagens. Em seu casarão ... leia mais

Estatísticas

Desejam62
Trocam1
Avaliações 3.5 / 137
5
ranking 18
18%
4
ranking 38
38%
3
ranking 38
38%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Justi
cadastrou em:
31/07/2013 16:36:31
Jenifer
editou em:
20/11/2021 15:20:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR