A chave

A chave Junichiro Tanizaki


Compartilhe


A chave





Supostamente em segredo, um professor e sua mulher escrevem diários em que registram sua vida sexual. A certa altura, porém, já não sabemos se eles não estão inventando confissões justamente para que o outro leia. O erotismo de Tanizaki é ao mesmo tempo sério e escandaloso.

Depois de quase trinta anos de casamento, um professor universitário de meia-idade já não consegue satisfazer as exigências da esposa, uma mulher mais nova do que ele. Marido e mulher simulam recato em suas relações íntimas - ele por timidez, ela porque conserva a máscara de virtude que herdou da família, um clã feudal.

Mais apaixonado do que nunca, o professor faz o que pode para disfarçar seu declínio, mas não tarda a descobrir o único excitante que lhe serve: o ciúme. Junichiro Tanizaki trabalha o erotismo associado à idéia de fronteira, de limite: o desejo pode se tornar autodestruição, a experiência sexual pode se aproximar da perversão, o caráter patético das relações conjugais pode beirar o trágico.

Tanizaki conta a história por meio de fragmentos dos diários que marido e mulher escrevem solitariamente, sem se revelar ao parceiro. Entretanto, ambos começam a suspeitar de que são lidos um pelo outro. Quando surge a suspeita, nosso ponto de vista de leitor se embaralha: já não temos certeza se as confissões de cada parceiro não estão sendo forjadas, se não estão sendo inventadas justamente para que o outro as leia. Essa dúvida - a mesma que passa a perturbar os personagens - nos faz ler com a respiração sutilmente entrecortada.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
The Key
A chave

Similares

(8) ver mais
A escola da carne
A casa das belas adormecidas
O Ganso Selvagem
Mil Tsurus

Resenhas para A chave (8)

ver mais
ÓTIMO (sexo, mentiras e fotografias numa trama engenhosa)
on 24/10/20


Professor universitário cinqüentão (personagem sem nome) é casado com Ikuko, cerca de onze anos mais nova. São pais de Toshiko, que tem como pretendente o jovem Kimura, também professor universitário. O casal se encontra em crise porque o professor não consegue mais satisfazer a mulher na cama com a intensidade que ela deseja. Ikuko, que se revela uma mulher lasciva, nunca se sentiu muito bem como sua esposa: tolera o marido, mas não o ama verdadeiramente, o casamento foi arranjado pel... leia mais

Estatísticas

Desejam72
Trocam1
Avaliações 4.2 / 97
5
ranking 40
40%
4
ranking 42
42%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Bárbara
cadastrou em:
06/01/2009 13:50:49
Jenifer
editou em:
04/06/2021 23:50:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR