A Cidade Antiga

A Cidade Antiga Fustel de Coulanges


Compartilhe


A Cidade Antiga


Estudos sobre o culto, o direito, as instituições da Grécia e Roma




Fustel de Coulanges (1830 - 1889) é um historiador francês que ocupou a cadeira de História da Idade Média na Sorbonne e dirigiu a École Normale Supérieure. Devido aos métodos que utilizou, é tido como um dos precursores da moderna historiografia francesa. Dois princípios fundamentais norteiam o estudo de Coulanges.

Segundo ele a obtenção do verdadeiro conhecimento desses povos (grego e romano) exige que os estudemos sem a idéia fixa de considerá-los como nós, dado o fato de sermos seus herdeiros culturais; é preciso estudá-los como se nos fossem inteiramente estranhos.

O segundo princípio é a necessidade e condição "sine qua non" de considerar as crenças religiosas desses povos para compreender suas instituições em geral, sem o que estas surgirão obscuras, extravagantes e inexplicáveis diante de nossos olhos.

História / História Geral / Política / Sociologia / Literatura Estrangeira

Edições (18)

ver mais
A Cidade Antiga
A Cidade Antiga
A Cidade Antiga
A Cidade Antiga

Similares

(43) ver mais
O Processo de Sócrates
O Artista do Amor
Diálogos I
Diálogos V

Resenhas para A Cidade Antiga (25)

ver mais
on 27/7/10


É um ótimo livro para adquirir um maior conhecimento Histórico. A dica minha para lê-lo é se desprender no máximo do etnocentrismo pessoal e tentar entender os acontecimentos do ponto de vista da sociedade na época. O que me agradou no livro é a abordagem que ele utiliza para falar sobre os assuntos, sendo estes muito interessantes no quesito conhecimento e curiosidade.... leia mais

Estatísticas

Desejam120
Trocam20
Avaliações 4.0 / 629
5
ranking 38
38%
4
ranking 36
36%
3
ranking 19
19%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Roger
cadastrou em:
30/07/2009 22:14:03