A Ciência do Direito

A Ciência do Direito Ferraz Junior


Compartilhe


A Ciência do Direito





Este texto levanta com propriedade questões básicas relacionadas ao caráter científico da Ciência do Direito, submetendo-as a uma análise rigorosa, adogmática e suficientemente capaz de clarificar muitas das interrogações sobre o problema do sentido da Ciência do Direito, sobre a especificidade do seu objeto e do seu método e sobra a distinção entre a Ciência do Direito e outras ciências que, com ela não se confundindo, têm por material de pesquisa os mesmos fenômenos.

Sob essa orientação, a primeira preocupação deste texto centra-se em como atribuir e com quais qualificações o caráter de cientificidade à Ciência do Direito. Esta preocupação decorre do fato de não existir, desde os romanos até a era contemporânea, uma linha única de justificação deste caráter, que ora se apresenta como arte como arte, ora como disciplinam como sistema lógico etc. Após revelar as razões essenciais desta disputa milenar, lança-se aqui a hipótese de que a Ciência Jurídica adquiriu, por contingências históricas, um caráter tecnológico notável, que acabou fazendo do problema da decidibilidade de conflitos (legislativos, administrativos, judiciais etc) o centro do pensar jurídico.

Saber tecnológico, a ciências do Direito tem por objetivo criar condições para tomada de decisões. Para alcançá-lo, ela se vale de três modelos teóricos: a teoria da norma, a teoria da interpretação e a teoria da decisão. O primeiro vincula-se a um enfoque sistematizador e classificatório de normas e conceitos, produzindo um saber em que predomina o caráter organizatório de matérias e questões. O segundo preocupa-se menos com a organização, muito mais com o sentido das normas, tendo em vista a elaboração de regras e cânones interpretativos. O terceiro constitui uma teoria da decisão stricto sensu, elaborando-se como uma tecnologia de controle de comportamento por meio de atos normativos.

Ao percorrer estes modelos, o autor debruça-se sobre os temas centrais da Teoria Geral do Direito, apresentando uma consideração geral sobre a unidade da ciência jurídica em face da pluralidade de seus modelos teóricos.

Edições (2)

ver mais
A Ciência do Direito
A Ciência do Direito

Similares

(7) ver mais
É o Direito uma Ciência?
O que é Justiça
A Era dos Direitos
Teoria geral do direito

Resenhas para A Ciência do Direito (1)

ver mais
O Direito é uma Ciência?
on 29/7/13


O autor, um dos mais renomados juristas brasileiros, inicia sua abordagem indagando acerca do que é ciência. E, neste aspecto, deixa claro que o próprio conceito de ciência é polêmico, inclusive no que se refere à indicação de método e objeto. Apesar disso, ele avança na obra apontado, primeiro, o caminho histórico percorrido pelo Direito para chegar ao status de ciência. Neste aspecto, recorre aos romanos, passando pelos glosadores e pelos jusnaturalistas da Era Moderna, pela Escol... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 25
5
ranking 24
24%
4
ranking 28
28%
3
ranking 40
40%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Tiago
cadastrou em:
02/01/2010 15:10:00