A Conquista Social da Terra

A Conquista Social da Terra Edward O. Wilson


Compartilhe


A Conquista Social da Terra





De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Essas perguntas fundamentais são o ponto de partida deste livro. Em busca das respostas, o autor se concentra na complexa vida social atingida por insetos como formigas, abelhas e cupins, e por pouquíssimos mamíferos - entre eles os seres humanos. Em comum, esses organismos têm um pré-requisito essencial à formação de sociedades avançadas: a necessidade de se fixar em um ninho e defendê-lo de inimigos.
No caso dos seres humanos, esses ninhos são acampamentos, aldeias, cidades. O que nos permitiu chegar a uma organização social ainda mais complexa é um corpo avantajado com um cérebro grande e desenvolvido, características que possibilitaram ao homem pré-histórico dominar o fogo e se embrenhar por caminhos tecnológicos.
A grande preocupação do pai da sociobiologia neste livro é elucidar os mecanismos evolutivos por trás do surgimento das gigantescas sociedades de formigas e da cultura de nossa espécie. Está aí, para ele, o cerne da natureza humana.
Edward O. Wilson é um mestre em fazer grandes sínteses de ideias. É o que fez quando publicou Sociobiology, em 1975, e é o que volta a fazer agora, quando reúne ciências biológicas e humanas para rever o papel da seleção de parentesco e sustentar a área de pesquisa que ele mesmo liderou. Seja para entender como a seleção natural sobre o desempenho de grupos pode influenciar a evolução social de uma espécie, para discordar ou contribuir nos rumos propostos pelo autor, este livro é leitura essencial. E, quem sabe, esteja na origem de uma linha de pensamento em ascensão.

“A conquista social da Terra é um trabalho imenso, profundo e empolgante.”
- Oliver Sacks

Edições (1)

ver mais
A Conquista Social da Terra

Similares

(8) ver mais
A Grande História da Evolução
O Que o Cérebro Tem Para Contar
A falsa medida do homem
Diversidade da Vida

Resenhas para A Conquista Social da Terra (4)

ver mais
Ciência e razão
on 30/1/16


O autor nos conduz, através do conhecimento biológico-evolutivo, à compreensão da evolução da espécie humana, comparando-a com outras espécies através da história e analisando nosso desenvolvimento como seres complexos e únicos. Sua abordagem excessivamente racional, desconsidera outros campos do conhecimento humano, como a filosofia e psicologia, por exemplo. Sua visão crítica das religiões, principalmente as abraâmicas, não é nem um pouco sutil. Apesar disso, o livro provoca e nos le... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam1
Avaliações 4.3 / 31
5
ranking 45
45%
4
ranking 39
39%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Andreivisson
cadastrou em:
30/03/2013 13:35:02