A Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática

A Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática Maria Adélia Bento Shimitt...


Compartilhe


A Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática





Alfabetizar matematicamente é uma tarefa complexa, pois é neste período que as crianças começam a entender os processos de leitura e a escrita da linguagem matemática, além dos conceitos envolvidos, de forma que elas possam utilizá-la como instrumento para leitura do mundo. Para que isso seja possível, o ensino da matemática foi dividido em cinco eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Álgebra e Funções - que devem ser explorados de forma articulada. Dentre esses eixos, acreditamos que o campo numérico é o central neste período, pois por meio dele é possível unir todos os demais, além de ser por meio dele que a criança se comunica matematicamente. Este livro, resultado de anos de trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é direcionado a professores alfabetizadores e tem como objetivo apresentar formas de se explorar os conceitos relacionados aos Números e Operações no período de Alfabetização. Ele inicia com um breve resgate histórico do ensino da matemática no Brasil, buscando relacionar a forma de ensino em cada período com a tendência pedagógica vigente. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de número, seu desenvolvimento histórico e como as autoras entendem que acontece o desenvolvimento cognitivo deste conceito, terminando com sugestão de algumas atividades para serem exploradas em sala de aula. A última parte apresenta as ideias que devem ser exploradas ao se ensinar as operações básicas dos números naturais e sugestões de como trabalhar com elas por meio de resolução de problemas.

Educação / Matemática / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
A Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática

Similares


Resenhas para A Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática (0)

ver mais
Um bom livro, mas poderia ter mais conteúdo
on 11/1/22


Adquiri esse livro e fiz a leitura para me auxiliar na redação do meu TCC. O livro é bem curtinho, tem uma diagramação confortável e conceitua bem algumas particularidades do processo de construção do conceito de número nas crianças, tendo, inclusive, algumas sugestões de atividades lúdicas e outras amparadas na metodologia de resolução de problemas. Mas teria sido mais do meu agrado se tivessem dedicado mais um pouco dos capítulos para os processos de aquisição numéricos, pela ótica c... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

João gregorio
cadastrou em:
20/04/2019 03:57:29
Dhiego Morais
editou em:
08/01/2022 13:46:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR