A Conturbada História das Bibliotecas

A Conturbada História das Bibliotecas Matthew Battles


Compartilhe


A Conturbada História das Bibliotecas





Apesar do título meio técnico e de remeter ao ambiente pacato dos locais de leitura, A Conturbada História das Bibliotecas, de Matthew Battles, mostra-se um relato cheio de sobressaltos e guerras de interesse e marcado pelo constante movimento de construção e destruição do conhecimento. Desde a aspiração megalômana da biblioteca de Alexandria, que pretendia reunir todo o saber produzido pela Grécia Antiga, até as catástrofes promovidas pelos nazistas, contra culturas e sociedades européias, e, mais recentemente, resultantes dos confrontos no Leste Europeu. “Reunindo livros em um único lugar, as culturas e os reis acabam sacrificando esses livros ao tempo”, diz o autor.

Em toda a história dos livros e das bibliotecas, nota-se a relação entre o declínio de uma sociedade ou de um governo e as baixas em seu legado literário. A idéia de que o conhecimento e a informação valem ouro, tão em voga nos tempos atuais, tem validade desde os primórdios da civilização. E este livro mostra tudo isso com ritmo e riqueza documental.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A Conturbada História das Bibliotecas

Similares

(23) ver mais
Uma História da Leitura
BIBLIOTECA
Biblioteca
Um Corpo na Biblioteca

Resenhas para A Conturbada História das Bibliotecas (3)

ver mais
Exilados no inferno
on 29/1/09


Todas as profissões têm seus traidores, todas têm seus anjos. Em "A Conturbada História das Bibliotecas" de Mathew Battles, leio sobre os bibliotecários alemães que, durante o período nazista, colaboraram com o sistema (inclusive compilando listas de autores que deveriam ser censurados); e também leio sobre os heróis anônimos, como o bibliotecário Hermann Kruk que, entre 1942 e 1943, administrou uma biblioteca no gueto de Vilna. Conta-nos Battles: Enquanto lutavam para organizar um cat... leia mais

Estatísticas

Desejam101
Trocam1
Avaliações 4.0 / 94
5
ranking 31
31%
4
ranking 41
41%
3
ranking 22
22%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

27%

73%

Koiti
cadastrou em:
17/01/2009 23:51:50
- bia !
editou em:
15/07/2016 13:46:10