A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown


Compartilhe


A coragem de ser imperfeito


Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é pode levá-lo a uma...




Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra a Dra. Brené Brown, que durante 12 anos desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, essa condição não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.



Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas.



Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial.



Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, é comum recorrer a máscaras para minimizar o desconforto e as dores de não ser bom o bastante. Brené Brown descobriu que todos nós fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias devem ser usadas nesse “desarmamento”. Ela também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco.



Depois de estudar a vergonha e a empatia durante seis anos e colher centenas de depoimentos, a autora chegou à conclusão de que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso. Ninguém consegue se destacar se ficar o tempo todo com medo do que os outros podem pensar.



Mostrar-se vulnerável pode parecer uma atitude subversiva, mas ter a coragem de ousar e nos mostrar como somos de verdade é a única forma de aproveitar todas as oportunidades que a vida tem a oferecer.

Autoajuda / Não-ficção / Negócios e Empreendedorismo / Psicologia

Edições (3)

ver mais
A coragem de ser imperfeito
A coragem de ser imperfeito
A Coragem de ser Imperfeito

Similares

(23) ver mais
O Poder dos Quietos
Mais Forte do que Nunca
Amor 2.0
Conversas Difíceis

Resenhas para A coragem de ser imperfeito (154)

ver mais
"A alegria nos visita em momentos comuns. Não corra o risco de deixar a alegria passar despercebida mantendo-se ocupado demais perseguindo o extraordinário." Quantos ensinamentos! A autora aborda temas sensíveis como vulnerabilidade, coragem, empatia e tantos outros que possuem íntima relação com o modo como vivemos e tratamos o próximo. Tenho a impressão de que minha lista de livros para reler durante a vida tem crescido extraordinariamente nos últimos meses, e esse com certeza e... leia mais

Vídeos A coragem de ser imperfeito (1)

ver mais
Vale a Pena Ler os Livros da Brené Brown? | Hear the Bells

Vale a Pena Ler os Livros da Brené Brown? | H


Estatísticas

Desejam802
Trocam14
Avaliações 4.2 / 1.815
5
ranking 48
48%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

16%

84%

bellafarias
cadastrou em:
02/09/2013 13:42:30
Pri Paiva
editou em:
01/09/2016 13:59:36
Pri Paiva
aprovou em:
01/09/2016 13:59:49