A Cortina de Ferro

A Cortina de Ferro Anne Applebaum


Compartilhe


A Cortina de Ferro


O Fim da Europa de Leste




A história da vida por trás da Cortina de Ferro, de Anne Applebaum, autora de Gulag, vencedor do prémio Pulitzer.

Depois da derrota dos Nazis em 1945, os povos da Europa Central e de Leste esperavam recuperar a vida que levavam antes de 1939. No entanto, viram-se submetidos a uma tirania tão desumana quanto aquela à qual tinham acabado de escapar. Este livro explica como o Comunismo foi imposto nestas sociedades outrora democráticas na década que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial. Applebaum descreve, com pormenores sóbrios mas devastadores, como é que os partidos políticos, a Igreja, os meios de comunicação social, as associações de jovens – as instituições da sociedade civil a todos os níveis – foram rapidamente esventradas. Apoiando-se em novo material de arquivo e em inúmeras fontes, Anne Applebaum segue as táticas dos comunistas à medida que abriam caminho para o poder através de violência, ameaças e assassínios, ao mesmo tempo que conta histórias de vidas particulares para demonstrar a rapidez com que as pessoas tinham de escolher entre lutar, fugir ou colaborar.

Num espaço de tempo incrivelmente curto após ao fim da guerra, a Europa de Leste foi estalinizada de forma implacável. Cortina de Ferro é um brilhante relato histórico de um período marcante da história da Europa, mas também uma advertência sobre o quão frágeis são as sociedades livres e quão vulneráveis podem ser ao ataque de inimigos determinados e sem escrúpulos.

História Geral

Edições (1)

ver mais
A Cortina de Ferro

Similares

(12) ver mais
Viagens aos Confins do Comunismo
Ascensão e Queda do Comunismo
Eles - Stalinistas Poloneses Se Explicam
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch

Resenhas para A Cortina de Ferro (1)

ver mais
Brilhante
on 24/10/15


Anne Applebaum escreve este maravilhoso livro que explica como o Comunismo foi imposto à força no leste europeu – com maior abordagem à Alemanha Oriental, Polônia e Hungria retratando o ano de 1944 até aproximadamente 1956. A obra levou mais de seis anos de extensa pesquisa. Um fato que muito me surpreendeu, segundo a escritora, foi algumas pessoas terem desaparecido após entrevistas concedidas para a obra. Escrito de forma minimalista com ótima descrição e não linear - os eventos ... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam1
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Albert
cadastrou em:
06/08/2015 23:41:53
Allysson Falcon
editou em:
06/09/2017 18:38:31