A criança terceirizada

A criança terceirizada José Martins Filho


Compartilhe


A criança terceirizada


os descaminhos das relações familiares no mundo comtenporâneo




No mundo contemporâneo, boa parte das crianças fica sozinha ou aos cuidados de terceiros enquanto os pais correm atrás de trabalho, de dinheiro, do pão de cada dia. A dedicação de pais e mães ao trabalho significa menos tempo em casa com as crianças, com a família. Na prática, esse abandono traz conseqüências e faz surgir a figura da "criança terceirizada".

As causas e conseqüências dessa "terceirização" estão no mais novo livro do pediatra José Martins Filho, A criança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo, lançamento da Papirus Editora.

Médico renomado e sinônimo de bons cuidados com crianças em todo o país, Martins Filho já foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ganhou o prêmio Jabuti de 1996 com a obra Lidando com crianças, conversando com seus pais, também publicada pela Papirus.

Nesse novo e instigante livro, o pediatra se aprofunda em um assunto que, ao contrário do que muitos pensam, não é um fenômeno típico dos dias atuais.

"É chocante, mas na história da humanidade, isso não é novidade. A criança sempre foi tratada como algo descartável", diz Martins Filho, que dedica um capítulo inteiro da obra à evolução da situação infantil, desde a época dos gregos e romanos até o momento atual.

"Entre os romanos, por exemplo, os pais tinham total direito sobre a vida e a morte das crianças, e o abandono e até o infanticídio eram situações comuns", conta.

Sobre a atual "terceirização" - fenômeno em que os pais, por mais que amem seus filhos, acabam transferindo seus papéis fundamentais de educadores, alimentadores, cuidadores para outras pessoas -, Martins Filho afirma que não quer julgar ninguém, apenas alertar para as conseqüências do ato de deixar um filho ser cuidado por terceiros.

"Alerto para um problema que está me angustiando como pediatra, avô e ser humano", ressalta. E acrescenta: "Cada vez que percebo a angústia da mãe que precisa sair de casa, todos os dias, em busca de recursos para manter o lar, para ajudar o marido ou até porque não suporta ficar em casa o dia inteiro e acha fundamental estar fora para se sentir útil, fico pensando: será que as pessoas não se dão conta de que o tempo está passando e nunca mais vai voltar?"

Edições (1)

ver mais
A criança terceirizada

Similares

(10) ver mais
Cuidado, afeto e limites
A Alegria de Ensinar
Quem Cuidará das Crianças?
Cuidado, Afeto e Limites

Resenhas para A criança terceirizada (2)

ver mais
on 9/12/18


Leitura interessante para aqueles pretendem ser pais e, principalmente, para aqueles que já são. Afinal, o autor conseguiu reproduzir um diagnóstico da sociedade de hoje, enfatizando como educar filhos no mundo moderno requer dedicação, renúncia e decisão.... leia mais

Vídeos A criança terceirizada (1)

ver mais
A Criança Terceirizada - Resenha do Livro

A Criança Terceirizada - Resenha do Livro


Estatísticas

Desejam34
Trocam2
Avaliações 4.1 / 59
5
ranking 49
49%
4
ranking 29
29%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

15%

85%

Alessandra
cadastrou em:
25/02/2011 12:23:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR