A crítica da razão pura

A crítica da razão pura Immanuel Kant


Compartilhe


A crítica da razão pura





A "Crítica da Razão Pura" (Kritik der reinen Vernunft), publicada inicialmente em 1781 com uma segunda edição em 1787, é considerada a obra mais influente e mais lida do filósofo alemão Immanuel Kant e uma das mais influentes e importantes em toda a história da filosofia ocidental. Ela é geralmente referida como "primeira crítica" de Kant, uma vez que essa obra precede a "Crítica da Razão Prática" e "Crítica do Julgamento".

Neste livro Kant tenta responder três questões fundamentais da filosofia e da teoria do conhecimento: Que podemos saber? Que devemos fazer? Que nos é lícito esperar? - Ele distingue duas formas de saber:

O conhecimento empírico, que tem a ver com as percepções dos sentidos, isto é, posteriores à experiência. E o conhecimento puro, aquele que não depende dos sentidos, anterior à experiência, ou seja, a priori, depende de uma afirmação universal que, para ser válida, não depende de nenhuma condição específica.

Filosofia

Edições (15)

ver mais
Crítica Da Razão Prática
Crítica Da Razão Pura
Crítica da Razão Pura
Crítica da Razão Pura

Similares

(29) ver mais
Crítica da Razão Prática
O Mundo como Vontade e como Representação
Investigações Sobre o Entendimento Humano e Sobre os Princípios da Moral
Hume

Resenhas para A crítica da razão pura (15)

ver mais
on 20/6/16


Numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes, recriados, a crítica tem papel preponderante. Essa, de fato, é uma das principais características do Iluminismo, que, submeteram tudo ao crivo da razão. Entretanto, ninguém foi tão longe quanto Kant, que colocou a própria razão sob julgamento (antes de Kant o pensamento iniciava no Absoluto (“Deus”) e chegava ao homem, Kant inverte esse caminho e faz o homem pensar sobre si mesmo e so... leia mais

Estatísticas

Desejam251
Trocam12
Avaliações 4.2 / 429
5
ranking 47
47%
4
ranking 30
30%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

62%

38%

Leandro
cadastrou em:
13/01/2009 21:48:09