A Descoberta do Outro

A Descoberta do Outro Gustavo Corção


Compartilhe


A Descoberta do Outro





Numa primeira abordagem, o primeiro livro de Gustavo Corção aparece como uma espécie de autobiografia espiritual. O autor descreve os passos de sua conversão, ou se preferirem, de sua volta ao catolicismo. Porém, uma leitura mais atenta nos mostra que este livro se situa num plano mais profundo e sério. Depois de descrever diversas situações que marcaram seu itinerário em direção à fé, Corção analisa, com uma inteligência aguda e particular, os meandros da alma na busca da verdade. Mostra ao leitor o quanto vivemos mergulhados em vícios intelectuais que nos impedem de sermos verdadeiros e objetivos; o quanto somos apegados às nossas próprias opiniões, e o quanto isto nos cega diante da grande realidade que é a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e seu amor por nós. O autor procura nos ajudar a harmonizar nossa vida racional para que estejamos aptos a alcançar de Deus a harmonia sobrenatural, divina.

De certa forma este livro estará presente em toda a obra literária de Gustavo Corção. Ele é uma espécie de marco inicial, mas já carregado de genialidade literária e de grande sabedoria espiritual. «Quando este escritor veio à tona, – escreve Josué Montelo em artigo de 1987 – não precisou aprender o seu ofício diante do público. Já trazia um estilo, um cabedal de idéias, uma visão do mundo que de pronto ajustou à singularidade de sua prosa muito pessoal. Não se parecia com ninguém. Era ele mesmo, sem deixar de ajustar-se à índole e à tradição da língua portuguesa».

Edições (5)

ver mais
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro

Similares

(5) ver mais
Lições de Gustavo Corção
Lições de Abismo
O Desconcerto do Mundo
O Século do Nada

Resenhas para A Descoberta do Outro (7)

ver mais
Tudo em Corção é amor.
on 5/4/10


A Descoberta do Outro sai das normalidades da vida de um engenheiro filomarxista, passa pela dor da perda de uma esposa e por diversos episódios aparentemente pequenos e cotidianos para culminar na maior descoberta da vida de um homem. É um itinerário espiritual de um dos maiores escritores que já passaram pelo Brasil. O título é a perfeita descrição da obra, que é um assomo de amor. "Tudo em Corção é amor" dizia Nelson Rodrigues. N'A Descoberta do outro, sabemos como Corção aprendeu... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 4.4 / 35
5
ranking 63
63%
4
ranking 23
23%
3
ranking 11
11%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

64%

36%

Cacau Scorpioni
cadastrou em:
01/04/2013 19:02:39