A Descoberta do Outro

A Descoberta do Outro Gustavo Corção


Compartilhe


A Descoberta do Outro





Numa primeira abordagem, o primeiro livro de Gustavo Corção aparece como uma espécie de autobiografia espiritual. O autor descreve os passos de sua conversão, ou se preferirem, de sua volta ao catolicismo. Porém, uma leitura mais atenta nos mostra que este livro se situa num plano mais profundo e sério. Depois de descrever diversas situações que marcaram seu itinerário em direção à fé, Corção analisa, com uma inteligência aguda e particular, os meandros da alma na busca da verdade.

Mostra ao leitor o quanto vivemos mergulhados em vícios intelectuais que nos impedem de sermos verdadeiros e objetivos; o quanto somos apegados às nossas próprias opiniões, e o quanto isto nos cega diante da grande realidade que é a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e seu amor por nós. O autor procura nos ajudar a harmonizar nossa vida racional para que estejamos aptos a alcançar de Deus a harmonia sobrenatural, divina.

De certa forma este livro estará presente em toda a obra literária de Gustavo Corção. Ele é uma espécie de marco inicial, mas já carregado de genialidade literária e de grande sabedoria espiritual. "Quando este escritor veio à tona, – escreve Josué Montelo em artigo de 1987 – não precisou aprender o seu ofício diante do público. Já trazia um estilo, um cabedal de idéias, uma visão do mundo que de pronto ajustou à singularidade de sua prosa muito pessoal. Não se parecia com ninguém. Era ele mesmo, sem deixar de ajustar-se à índole e à tradição da língua portuguesa".

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ensaios / Religião e Espiritualidade

Edições (5)

ver mais
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro
A Descoberta do Outro

Similares

(7) ver mais
Lições de Gustavo Corção
Lições de Abismo
O Desconcerto do Mundo
O Século do Nada

Resenhas para A Descoberta do Outro (10)

ver mais
on 16/8/21


Como disse Nelson Rodrigues sobre Gustavo Corção: “Tudo em Corção é amor...”. A Descoberta do Outro, foi minha primeira experiência lendo Corção; foi o primeiro livro publicado de Corção, e conta a história de sua conversão ao Catolicismo; de uma forma única, de uma riqueza vocabular e sintática incrível. Um livro profundo que requer atenção e uma capacidade de fazer conexões (como todo bom livro); não é um livro de poesia, mas é de uma poesia espetacular. Não tem como pensar em ... leia mais

Estatísticas

Desejam78
Trocam1
Avaliações 4.5 / 99
5
ranking 68
68%
4
ranking 22
22%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Cioran E.
cadastrou em:
28/09/2017 12:52:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR