A Ditadura Derrotada

A Ditadura Derrotada Elio Gaspari


Compartilhe


A Ditadura Derrotada (O Sacerdote e o Feiticeiro #1)





Geisel ( o Sacerdote) e Golbery ( o Feiticeiro) formaram uma parceria sem precedentes na história do Brasil. Era uma amizade a serviço. Começava e terminava no Planalto. Geisel era o presidente da República e Golbery, seu chefe do Gabinete Civil. Não se frequentavam, não almoçavam juntos. Contam-se nos dedos as ocasiões em que Golbery foi ao palácio da Alvorada e aquelas em que Geisel o visitou na granja do Ipê, onde morava. Os dois generais aproximaram-se durante o primeiro governo da ditadura, quando Geisel, com 56 anos, chefiou o Gabinete Militar do presidente Castello Branco e Golbery, com 52, fundou e dirigiu o Serviço Nacional de Informações. Voltaram ao poder no dia 15 de março de 1974. Tinham o propósito de desmontar a ditadura radicalizada desde 1968, com a edição do Ato Institucional 5. Queriam restabelecer a racionalidade e a ordem. Geisel recebeu uma ditadura triunfalista, feroz contra os adversários e benevolente com os amigos. Decidiu administrá-la de maneira que ela se acabasse. Não fez isso porque desejava substituí-la por uma democracia. Assim como não acreditava na existência de uma divindade na direção dos destinos do universo, não dava valor ao sufrágio universal como forma de escolha de governantes. Queria mudar porque tinha a convicção de que faltavam ao regime brasileiro estrutura e força para se perpetuar. Em dois outros livros (A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada) procurei contar a história do consulado militar desde a deposição do presidente João Goulart, em 1964, até a caçada dos guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil, nas matas do Araguaia, em 74. Neste, vão narradas as vidas de Geisel e Golbery, a articulação que os levou ao Planalto, a formação do governo e seu caminho até a eleição de 1.974, na qual a ampla e inesperada vitória da oposição alterou o curso da ditadura.

# Esta obra trata-se do terceiro livro da coleção e primeiro volume da série O Sacerdote e o Feiticeiro ( que dá seqüência aos livros de As Ilusões Armadas)

História / História do Brasil / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
A Ditadura Derrotada
A Ditadura Derrotada
A Ditadura Derrotada

Similares

(29) ver mais
Batismo de Sangue
 Infância Roubada
Para que não se Esqueça, para que Nunca Mais Aconteça
NOS PORÕES DA DITADURA

Resenhas para A Ditadura Derrotada (8)

ver mais
A conexão Mussolini
on 25/3/10


Neste terceiro tomo de sua epopéia, Gaspari apresenta as biografias do general Ernesto Geisel e do coronel Golbery do Couto e Silva e retoma a narrativa do regime militar desde a indicação pelo general Emílio Garrastazu Médici de Geisel como seu sucessor (já em janeiro de 1971, a se acreditar no general João Figueiredo) até o fiasco acachapante do partido da ditadura, a Arena (hoje PP) nas eleições de novembro de 1974, que dá o título a este volume, "A Ditadura Derrotada". Continuam a... leia mais

Estatísticas

Desejam194
Trocam2
Avaliações 4.2 / 320
5
ranking 44
44%
4
ranking 37
37%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

57%

43%

Helena
cadastrou em:
06/01/2009 19:38:40
Albert
editou em:
13/03/2015 16:43:38