A ditadura escancarada

A ditadura escancarada Elio Gaspari


Compartilhe


A ditadura escancarada (Coleção Ditadura #2)


As ilusões armadas




Entre 1969 e 1973, a tortura de presos políticos tornou-se política do Estado e a meta do governo era o aniquilamento da esquerda armada. A ditadura escancarada, segundo volume da série de Elio Gaspari sobre os “anos de chumbo”, trata desse período, o mais violento do regime militar.

Esta reedição de A ditadura escancarada atualiza informações sobre a guerrilha do Araguaia, um projeto levado para a região amazônica pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que pretendia enfrentar a ditadura a partir de uma guerra revolucionária popular saída do campo.

Ao tratar das sevícias, Gaspari diz que “o regime fazia da tortura de presos seu instrumento primordial de investigação, vangloriava-se de seus resultados e não pretendia mudar de posição”. De 1964 até 1968, foram apresentadas 308 denúncias de tortura por presos políticos nos tribunais militares do país. Em 1969, elas somavam 1.027, chegando a 1.206 em 1970.

Essa linha, imposta pelo presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), corria paralela a uma forte expansão econômica em todo o país. Em 1973, auge da repressão, o PIB brasileiro crescia 14%, índice nunca antes registrado. Era o chamado “milagre econômico”. O “milagre econômico” e os “anos de chumbo” foram simultâneos, mostra Gaspari no livro: “Ambos reais, coexistiram negando-se. Quem acha que houve um, não acredita (ou não gosta de admitir) que houve o outro”.

A ditadura escancarada compõe, com o primeiro livro da série de Gaspari, A ditadura envergonhada, o conjunto intitulado As ilusões armadas. Um segundo conjunto, denominado O sacerdote e o feiticeiro, reúne as obras A ditadura derrotada e A ditadura encurralada. A ditadura acabada¸publicado em 2016, é o volume final da coleção.

História / História do Brasil / Literatura Brasileira

Edições (4)

ver mais
A Ditadura Escancarada
A Ditadura Escancarada
A ditadura escancarada
A Ditadura Escancarada

Similares

(40) ver mais
Batismo de Sangue
Para que não se Esqueça, para que Nunca Mais Aconteça
NOS PORÕES DA DITADURA
A Ditadura Acabada

Resenhas para A ditadura escancarada (16)

ver mais
Balanço de horrores
on 25/3/10


Durante os 21 anos da ditadura militar, pouco havia de politicamente mais vital do que saber o que os militares faziam nas masmorras do regime e entre as salas dos ministérios – informação não só difícil de conseguir, como também perigosa para quem não fazia parte dos círculos do poder. Apesar da censura, sempre havia boatos à boca pequena que, ao menos nas grandes cidades, não permitiam a ninguém ignorar totalmente o que se passava – a menos que fechasse deliberadamente olhos e ouvi... leia mais

Vídeos A ditadura escancarada (1)

ver mais
A DITADURA ESCANCARADA - ELIO GASPARI (#2018.10)

A DITADURA ESCANCARADA - ELIO GASPARI (#2018.


Estatísticas

Desejam249
Trocam12
Avaliações 4.3 / 631
5
ranking 49
49%
4
ranking 35
35%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

51%

49%